A  formação de um Líder – Princípios da Inteligência Emocional

Segundo Daniel Goleman os líderes eficazes são semelhantes em um aspecto crucial : todos possuem um alto grau do que passou a ser conhecido como INTELIGÊNCIA  EMOCIONAL.

Um pouco sobre Daniel Goleman (1946-) é um renomado escritor, psicólogo, jornalista científico e palestrante americano. É autor do livro “Inteligência emocional” (1997), um best-seller absoluto que foi traduzido para 40 idiomas. Também escreveu “Foco”, “Liderança” e “A arte da meditação”, entre outras obras.

Nosso texto: Vamos refletir sobre nossa temática listando os principais componentes da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que são os seguintes:

AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOGESTÃO, EMPATIA e HABILIDADE PESSOAL.

1 – AUTOCONSCIÊNCIA: Conheça a ti mesmo…, ou seja: Significa, compreensão sobre você:

Veja a figura e reflita sobre as condições pelas quais somos pressionados. O processo de “conhecer a si próprio” já denota uma grande capacidade de compreender e empreender ações com foco em resultados. Em tempo: As decisões das pessoas autoconscientes se harmonizam com seus valores, e por sua vez dignificam a liderança.

2 – AUTOGESTÃO – Fatores importante do processo de autogestão:

–  Ter controle de seus sentimentos e impulsos.

–  Criar um ambiente de confiança e equidade

–  Ter efeito multiplicador de seus conhecimentos.

–  Fazer abordagens racionais e sensatas (com equilíbrio e precisão)

–  Menos “mau humor” e mais produtividade

–  Buscar mais informações e ouvir mais.

 3 -EMPATIA – Lembrando, sob o ponto de vista da Psicologia, que a Empatia é a capacidade de se colocar psicologicamente no lugar do outro, ver as coisas com os olhos dos outros.

Pontos importantes numa relação empática:

– Fortalece as relações entre líder e liderado

– Leva em conta ponderadamente os sentimentos de seus subordinados

– Dedica-se a ouvir mais os subordinados

–  Encoraja as pessoas a falarem mais abertamente sobre seus problemas e frustações.

– Possibilita o conhecimento do emocional de toda sua equipe.

–  Entende as sutilizas da linguagem corporal nos seus relacionamentos.

Lembre-se: A empatia do líder colabora para a retenção de talentos.

4 – HABILIDADE SOCIAL

– Características da HS: Possuir um amplo circuito de relacionamento e amizade  (network).

– Ter o dom para desenvolver afinidades e rapport.

–  Conseguir bons relacionamentos com pessoas de todos os tipos e níveis hierárquicos.

–  Pressupor que em grupo o trabalho é mais produtivo.

–  Gerir relacionamentos positivos e duradouros.

–  Ter facilidades em trabalhos participativos (em grupos)

CONDIÇÕES PARA O SUCESSO:  SER OTIMISTA E MANTER O BRILHO NOS OLHOS –  MANTER ALTO ASTRAL

Apresentamos a seguir algumas importantes perguntas que poderão nos ajudar a refletir sobre o nosso próprio conjunto de forças e limites em Inteligência Emocional, são elas.

VOCÊ:

1- Costuma estar consciente de seus sentimentos e por que se sente assim?

2- Está consciente de suas limitações, bem como de seus pontos fortes, para desenvolver boa liderança?

3- Consegue lidar bem com suas emoções negativas, tem recuperação rápida quando fica contrariado?

4- Consegue se adaptar, facilmente a realidade das mudanças?

5 – Mantêm o foco em seus objetivos principais e conhece os passos necessários para alcançá-los.

6- Normalmente consegue perceber os sentimentos das pessoas com quem interage e entender as formas de ver e sentir as coisas?

7 – Possui o dom para persuasão e convencimento para usar sua influência com eficácia?

8 – Consegue conduzir de negociação a um acordo satisfatório e consegue a diminuir conflitos?

9 – Gosta de trabalhar em equipe ou prefere trabalhar sozinho?

10- Tem tido problemas com sua capacidade de ser afetivo e transparente com as pessoas?

Lembre-se: A Inteligência Emocional é uma habilidade exigida pelas empresas no processo seletivo, além da formação acadêmica. As competências de Inteligência Emocional podem e devem ser aprendidas e aperfeiçoadas para o sucesso da liderança.

CONCLUINDO: AS PRINCIPAIS HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para a busca dos bons resultados na empresa, na organização e na vida. Vejamos:

  • Trabalhar bem em equipe
  • Comunicação clara e eficaz.
  • Boa adaptação à mudanças.
  • Excelente interação com as pessoas.
  • Pensar claramente e capacidade de resolver problemas sob pressão

Enfim, existem testes e outras oportunidades de estudos e treinamentos disponíveis para ajudá-lo a tomar consciência de suas aptidões em termos de inteligência emocional nos aspectos:

 INTRAPESSOAL 

  • Autoconsciência
  • Controle das emoções
  • Automotivação

 INTERPESSOAL

  • Relacionar-se bem
  • Ser mentor emocional

Autor: Prof. Luiz Carlos Gianello foi executivo da Volskwagen  do Brasil. Entusiasta e profundo conhecedor da filosofia, métodos e técnicas da Qualidade Ampla Empresarial e um dos fundadores da Cooperativa da Qualidade Total que vivenciou as práticas do TQC nos anos 80 e 90.

Ilustração e grifos: Getulio A. Ferreira do Blog Gestão e Resultados da Folha Vitória – 10 anos no ar.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.