FOCO NO PROBLEMA

É muito comum o que vamos mostrar aqui no blog, em especial nos grupos participativos/Círculos de Controle da Qualidade. Em muitos casos os problemas são solucionados de forma criativa e pragmática usando o pensamento “fora da caixa” como no caso que vamos apresentar.

A contribuição é do nosso amigo e colaborador do Blog, Edenildo Loureiro, gestor do TPC e consultor de empresas. Vamos ao relato:

“Um sujeito vai ao psiquiatra:

– Doutor – diz ele – estou com um problema: toda vez que estou deitado acho que tem alguém embaixo da cama. Então eu me deito debaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco! –

É um tratamento que levará dois anos, diz o psiquiatra. Venha três vezes por semana e resolveremos o seu problema. – E quanto o senhor cobra? – pergunta o paciente. – R$ 250,00 por sessão – responde o psiquiatra.

– Bem, eu vou pensar – conclui o sujeito.

Passados seis meses, psiquiatra e paciente se encontram em um restaurante.

 – Por que você não me procurou mais? – Pergunta o psiquiatra.

– A R$ 250 a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar em R$ 78.000 (!!!!), aí encontrei um sujeito que me curou por 50 reais.

– Ah é? Como? – Pergunta o psiquiatra. E o sujeito responde:

– Ele sugeriu cortar os pés da cama e me cobrou R$ 50,00. Moral da História: UM PROBLEMA SÉRIO PODE TER UMA SOLUÇÃO SIMPLES… HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE ‘FOCO NO PROBLEMA’ E ‘FOCO NA SOLUÇÃO’ !!!”

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.