Do livro, a Arte da Estratégia de Carlos Alberto Júlio, um dos melhores trabalhos na área do pensamento estratégico e mobilização para o atingimento de metas e desafios nas organizações. O quadro mostra uma realidade que nos faz pensar sobre as questões que envolvem a gestão da ROTINA e das MELHORIAS (Ver Gerenciamento pelas Diretrizes de V. Falconi). A rotina, ou seja, no máximo, se bem gerenciada garante apenas o desempenho trivial, ou como dizem, a estabilidade. As melhorias dependem de um bom desempenho da rotina, ou seja, estabilizada ela contribui para que o gestor tenha tempo de pensar nos desafios, na diferenciação e em projetos futuros para a empresa.

O melhor desempenho da INOVAÇÃO no contexto da mudança e diferenciação pode ser visto na figura acima. O novo puxa uma nova ideia que por sua vez exige novos processos e por conseguinte, novos produtos e serviços de sucesso. A ordem das coisas, nesse momento de alta criatividade e inovação é muito importante pois consolida a método, ou seja, junta a ORDEM com o melhor CAMINHO para se obter os melhores resultados.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.