LIDERANÇA

Certa ocasião um jovem investidor perguntou a Malcolm S. Forbes (da famosa Revista Forbes):

– Como é possível saber se uma empresa vai ter sucesso no mercado?

– Aposte no Jóquei – disse Forbes – Não no cavalo.

Forbes tem toda a razão. Você precisa apostar no executivo principal (o jóquei) porque qualquer empresa (o cavalo) está normalmente em estado constante de mudança. Empresas diferentes entram na briga o tempo todo. Mudanças radicais através de novas tecnologias tem mudado o mercado, a todo instante. As novas oportunidades vão aparecendo cada vez mais rapidamente em tempos cada vez mais curtos. As taxas de juros e o próprio cambio estão em permanente mudança, caindo ou subindo a cada dia. Fusões, aquisições, acordos comerciais, novas regras… enfim, o volume e qualidade das variáveis é imenso.

Os investidores e também os funcionários da empresa contam com a pessoa (Líder) que está no topo para observar, planejar e agir no sentido de tomar as decisões mais corretas. Essa pessoa define a visão, faz com que ela seja aplicada e vive de acordo com o valores que a empresa representa. Dito assim, a liderança soa bem simples. Mas na vida real, como você sabe, não é.

Mesmo assim, os melhores líderes aprenderam – muitos da forma mais difícil – técnicas e abordagens que podem aumentar as chances de sucesso.

Em artigo sobre o tema Liderança, a Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, recomendou os  5 passos fundamentais que vão servir de referência para que se tornem líderes de sucesso, com base no critério Liderança do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

1. Promover o alinhamento de interesses
Assegurar a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder, que muitas vezes tem que lidar com diferentes interesses na mesma organização. Para tornar isso um fato positivo, é essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas idéias.

2. Internalizar as mudanças culturais
Implementar a cultura da excelência em uma equipe requer alterar o seu conceito organizacional, colocando novos valores à mesa. Recomenda-se incentivar e estimular a diversidade de idéias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador. Atuando como catalisador dessas idéias, o líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização ao processo de trabalho.

3. Manter canal de comunicação aberto com a equipe
Comunicar-se com clareza e objetividade é o que garante à equipe total assimilação dos valores e princípios da organização. Da mesma forma, é importante ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos. Assim, estabelece-se uma relação de confiança entre o líder e seu grupo, criando uma sintonia de ideias e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho.

4. Estabelecer e verificar o cumprimento de padrões de trabalho
Adotar padronizações nos processos de trabalho é imprescindível para se avaliar o desempenho da empresa. Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes padrões, obtendo melhores condições de primar pelos bons resultados da companhia.

5. Identificar e desenvolver novos líderes
Para garantir a perenidade do negócio, é importante saber identificar, entre os colaboradores, pessoas com potencial para exercer a liderança. Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos da empresa estejam alinhados na busca pela excelência.

Concluindo, uma reflexão: “Quase por definição, líderes são pessoas que mudam mentes” – Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard e autor de Mentes que mudam.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.