Nesta semana estaremos discutindo a questão da INOVAÇÃO durante o seminário Inovação como diferencial competitivo na ADESG, sob coordenação do nosso amigo Tadeu Sobral que conduz com grande brilhantismo e determinação os cursos e seminários da instituição. Data e Local: terça-feira, dia 17 de julho de 2012, às 20 horas, no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo – SETPES, situado na Rua Constante Sodré, 265, Bairro Santa Lúcia, nesta Capital.

Nesta oportunidade estaremos refletindo com o grupo a questão do foco na inovação enquanto somos, todos nós, entulhados de demanas da rotina (Ver postagem aqui no blog com o tema O Matador de Jacarés). A regra básica é a seguinte: Quem tem uma rotina pesada e desorganizada dificilmente terá tempo para pensar: 1. Em melhorias de forma contínua (Kaizen), 2. No futuro da organização e 3. Em inovações de produtos e processos. Então podemos afirmar que a tão esperada INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS passa pela gestão competente e organizada da Rotina do dia a dia. Não há como negar esta premissa.

Para o processo criativo (Vide Henfil, nos bons tempos do Fradim, Bode Orelana, Zeferino e seus companheiros) uma certa dose de pressão em recursos, prazos e necessidades é vital e fundamental para uma boa colheita de novas e importantes ideias. Muitos de nossos avós já diziam – “a necessidade faz o sapo pular”, ou seja, o processo criativo e muitas inovações surgiram dessa premissa. O processo da inovação, ou na palavra do ex-presidente da Rhodia Brasileira, Edson Vaz Musa: Qualidade e inovação como “antecipação tecnológica”, ocorre antes mesmo do sapo pular, ou seja, o processo de pesquisas, investimentos em processos e produtos, laboratórios, etc e tal, antecipam o tal pulo e trazem ao mercado “coisas” maravilhosas que nem mesmo as pessoas esperavam em ver e experimentar. Encerrando nosso post de hoje, ficam algumas perguntas: 1. Até que ponto o  processo burocrático da sua organização tem dominado a sua vida? 2. Quanto tempo você dedica para pensar em seu futuro e no futuro da empresa? 3. O que você tem feito para antecipar o seu futuro e das pessoas e clientes da sua empresa? Bom final de semana para todos os amigos leitores.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.