Um desabamento ocorrido Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, levanta o alerta sobre a importância das manutenções preventivas e dos cuidados necessários na hora de ampliar ou realizar obras em construções já realizadas.
O acidente aconteceu no dia 8 de março. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos três carros caíram na parte interna do prédio e não houve registro de vítimas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o teto rompendo na parte interna do shopping, próximo da praça de alimentação. Pela reprodução de um deles, é possível ver homens passando pelo corredor momentos antes do desabamento.
📹 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/yfyrlleAKv
— Rádio Bandeirantes (@RBandeirantes) March 8, 2023
O engenheiro civil, ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) destacou que somente uma perícia pode apontar a causa do acidente. No entanto, ele explicou que obras de ampliação e reformas também devem considerar o projeto original da construção.
“Tanto em shoppings, quanto em edifícios, existem muitas situações em que são realizadas reformas, ampliações ou manutenções que ocorrem depois da construção. Quando essas obras são realizadas, elas têm que considerar o projeto original do local. Muitas vezes, as ampliações feitas, se não considerarem a real capacidade da estrutura original, pode haver sobreposição da capacidade prevista da edificação”, disse.
Battisti exemplifica que se um local foi construído com o propósito de ser uma passagem de pedestres, para se tornar um local de estacionamento, por exemplo, um novo projeto deveria ser realizado e a reavaliação da estrutura precisa ser feita. Para isto, o profissional deve ser especialista no tipo de estrutura.
“Ainda não se sabe a conclusão das causas do shopping em São Paulo, mas são hipóteses levantadas. Vale ressaltar que sempre que um síndico ou proprietário verificar trincas, rachaduras, ou outras manifestações patológicas, tem que chamar um especialista, analisar o projeto antigo feito para verificar os dados e realizar as manutenções preventivas”, explica.
A prefeitura de Osasco informou nesta quarta-feira que o Auto de Vistoria dos bombeiros para o local estava em dia, com validade até julho de 2024. As causas devem ser investigadas pela polícia e pelo Crea de São Paulo.
Shopping de Osasco teve explosão em 1996
A queda de parte do teto do Osasco Plaza Shopping fez os moradores da cidade se recordarem de outra tragédia que aconteceu no mesmo centro comercial há 27 anos, no dia 12 de junho de 1996: uma explosão por vazamento de gás que resultou na morte de 42 pessoas e em mais de 370 feridos.
Três anos depois do acidente, a Justiça de São Paulo condenou cinco pessoas pela explosão: o diretor comercial do shopping e quatro engenheiros. Todos foram absolvidos em 2005 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por falta de provas. As vítimas foram indenizadas após o processo chegar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).