Crescimento menor do que o previsto, vendas em queda, indefinições na área econômica, ano de eleições, políticos desabando dos seus cargos, carnaval… enfim, 2012 já tem percorridos 1/12 do ciclo anual com muitas novidades. O que fazer para assegurar um bom desempenho em produtividade e lucratividade?

O planejamento estratégico foi formatado e está bem estruturado? Funcionários estão capacitados e motivados para os novos desafios? O plano de vendas contempla expansão e qualidade nas negociações?  Existem investimentos nas áreas de inovação e mercadologia?

Nossa intenção é lembrar mais uma vez que o melhor remédio para enfrentar as crises é a COMPETÊNCIA, e para que ela possa crescer e ser fundamental para a vida da organização, é preciso que a alta administração passe a gerir a empresa com foco nos desafios do futuro com alto desempenho no presente. O passado é apenas uma referência.

Ser o primeiro lugar no mercado é uma busca muita importante, pois quando a crise vem (e ela está sempre rondando) não separa quem está no topo e quem está em 5º lugar no ranking, por exemplo. Quem está no topo pode cair para 3º ou 4º lugar, mas quem está em 5º vai cair para um lugar indefinido, e pode até mesmo fechar as portas.

Outra questão é o corte indiscriminado dos custos, pois a questão não é cortar, e sim racionalizar. A racionalização é bem vinda – aumentar a qualidade e valor agregado ao cliente e ao mesmo tempo reduzir custos e atividades que não somam ao processo da produtividade. Simples porém muito trabalhoso, exigindo tempo e dedicação da alta administação, gerentes e técnicos.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.