INOVACAO E MUDANCAS NOVO

A missão de criar e inovar não é uma tarefa simples. Alguns países e empresas tem colocado metas de 1 a 4% do seu PIB como indicador desejável de se buscar a inovação e ter a certeza dos ganhos de produtividade e competitividade. Nosso querido Brasil, tanto no governo como também nas empresas privadas não vem dando bons exemplos em investimentos na área. Nossa posição no ranking mundial de inovação é praticamente impublicável, como também o é nas áreas dos investimentos em educação, qualificação da mão de obra, produtividade e outras áreas chaves.

O quadro apresentado mostra um conjunto de variáveis e situações que merecem ser bem analisadas, principalmente, pelos empreendedores que buscam inovar para atingir bons resultados em competitividade. É preciso também compreender a diferença entre ser CRIATIVO e conseguir resultados com a INOVAÇÃO. Se são duas situações diferentes, são ao mesmo complementares, ou seja a inovação tem grande dependência da criatividade.

Acontece na próxima semana a Conferência anual da ANPEI em São Paulo e com certeza, mais uma vez esta questão será debatida: o que precisamos fazer para criar um ambiente favorável para a inovação. O que você acha? É possível compreender e aplicar os paradigmas da inovação?

Deixamos aqui o desafio para pensar e agir na direção do resultado, com criatividade e inovação – Sucesso!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.