Ao consumir valorize:

1.    Os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada
2.    A produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global
3.    O uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual
4.    A produção, os produtos e os serviços social e ambientalmente mais sustentáveis
5.    As opções virtuais mais do que as opções materiais
6.    O não desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil
7.    A satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso
8.    Os produtos e as escolhas mais saudáveis
9.    As emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais
10.    A cooperação mais do que a competição

Helio Mattar, Ph.D em engenharia industrial, é diretor-presidente do Instituto Akatu. – See more at: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Uma-janela-para-o-futuro#sthash.inz2dkAl.dpuf

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.