Empreendedorismo - A dinâmica das empresas capixabas

Nesta segunda feira teremos mais uma etapa da disciplina do Prof. Herbert Carneiro – Chefe do Departamento de Engenharia de Produção – UFES,  que leva aos alunos dos últimos anos das engenharias as lições práticas de Empreendedorismo.  Esta ação tem o apoio da Fundação Espírito Santense de Tecnologia – FEST, União Brasileira para a Qualidade – UBQ.ES e também da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.

GAF_2016.09.11_22h39m43s_002_Na semana passada tivemos a palestra da empresa TECNOCLEAN proferida pelo seu proprietário, Eng. Ary Romano Chamon do Carmo formado na UFES em Engenharia Mecânica com estágio na Vale e trajetória técnica e profissional na antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, onde atuou como especialista em planejamento de obras de implantação da empresa e posteriormente como especialista na área de Engenharia Industrial.

A ação empreendedora de Ary culminou com a consolidação da Tecnoclean que atua no segmento de soluções nas áreas de higiene, limpeza e conservação em vários setores, tais como: Industrial, hospitalar, supermercados, concessionárias e tantos outros. Com mais de 26 anos de atuação a empresa, conforme palavras do seu proprietário para uma plateia atenta dos futuros engenheiros, luta com todas as suas forças: Qualidade de produtos, atendimento, custos competitivos e inovação para vencer a crise que vem desestruturando muitas empresas e novos negócios por todo o Brasil.

GAF_2016.09.11_22h40m01s_003_A Tecnoclean foi uma das primeiras empresas do seu setor a adotar a Certificação ISO 9001 através de um sistema de Gestão da Qualidade efetivo e bem estruturado. O uso de ferramentas aliadas à certificação tais como o Planejamento Estratégico (Análise SWOT), o método 5W2H e o velho e bom PDCA (Planejar, Desenvolver-Executar, Controlar e Agir nas melhorias contínuas) e o Sistema Gerencial de Indicadores são algumas das ferramentas usada rotineiramente na gestão focada em resultados aos clientes na empresa.

Como é de praxe, no final da palestra foi aberta uma sessão de perguntas pelos alunos e convidados e entrega dos certificados de participação ao palestrante. Sucesso!

O evento de 12 de Setembro, segunda feira, terá a participação da Empresa USM FABRICAÇÕES INDUSTRIAIS representada pelo Eng. Wallace de Souza Andrade. Local: Auditório da Engenharia CIVIL no CT IV, próximo ao restaurante Cia do Sabor na UFES. Convidados poderão participar gratuitamente – ligue para 3345 7555 e fale com Jussara.

Horário: 18h

Salvar

Salvar

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.