Empresa paulista trabalha com os famosos QUADRINHOS para ensinar práticas ambientais, 5S, Qualidade e outros temas empresariais do momento atual. Trata-se de material de alto nível em conteúdo e estrutura artística. Vejam informações abaixo sobre um dos materiais anuciados pela GIBIOSFERA, na área ambiental.

TEXTO PROMOCIONAL – ISO 14000

A indústria tem avançado e prosperado, produzindo cada vez mais para atender a demanda dos consumidores. Esse progresso traz melhorias inegáveis à qualidade de vida das pessoas.

Mas nossa vida é muito maior do que o mundo civilizado que construímos. Estamos inseridos em uma cadeia muito mais ampla e complexa e sujeitos às leis naturais que regem a vida de todo o planeta.

Atualmente, as preocupações ambientais não tiram o sono apenas dos ecologistas. Diante de mudanças climáticas e extinção de espécies, agora todos concordam que os “eco-chatos” estavam cobertos de razão.

Imagine que somente 10% de tudo o que é extraído da natureza pela indústria (em peso) é transformado em produto útil. Todo o resto é resíduo: sólido, líquido e gasoso. O resultado? Um quadro de poluição descontrolada e esgotamento dos recursos naturais.

Não podemos abrir mão das conquistas alcançadas, mas precisamos parar imediatamente com as agressões à natureza.

Diante desse dilema, surgiu o termo desenvolvimento sustentável, adaptado pela Agenda 21, das Nações Unidas. O termo sustentabilidade também é muito usado para abranger todas as necessidades humanas.

Torna-se urgente buscar uma gestão sustentável, capaz de produzir e gerar produtos e serviços de qualidade, mas também reduzir a utilização de matérias-primas e o desperdício de recursos não renováveis, além da cortar drasticamente os resíduos poluentes que são devolvidos ao ambiente.

Essa preocupação alcançou as empresas e também o consumidor em geral que se tornou mais ativo e exigente.

Hoje, para considerarmos um empreendimento sustentável é necessário que ele seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

O ideal seria que as empresas fossem movidas apenas por sua consciência, mas se existem formas de se motivar e padronizar o desenvolvimento sustentável das corporações, só devemos aplaudir!

A certificação ISO 14001:2004

Para alcançar um controle maior e transformar essa preocupação ambiental num ponto de apoio ao marketing das empresas, a BOVESPA criou o I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Esse índice serve para nortear o interesse de investidores na direção das ações de empresas que possuam políticas claras de respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

Mas foi a criação da norma NBR-ISO 14001 o fator de maior destaque nessa readequação das empresas em busca da sustentabilidade. A ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente para o Sistema de Gestão Ambiental (EMS).

Uma empresa certificada pela série ISO 14000 demonstra que se esforça para reduzir ou até mesmo eliminar o impacto de seus produtos, serviços e processos industriais na natureza, racionalizar o uso dos recursos naturais, conscientizar os seus colaboradores diretos e indiretos e multiplicar assim, o conceito de sustentabilidade na comunidade onde atua.

Hoje a certificação ISO 14001 não é apenas mais um diferencial das empresas no mercado. É uma exigência para negociar e sobreviver. Quem não estiver comprometido com um planeta mais limpo e saudável não encontrará investidores, consumidores e parceiros para crescer.  Para maiores detalhes, visite o site do GIBIOSFERA – www.gibiosfera.com.br

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.