Foto: Freepik
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Sabe aquele cantinho que a gente  sente como refúgio para se esconder da correria da cidade? O estilo rústico favorece os ambientes desta forma, trazendo o aconchego como se fosse uma casa no campo.

O estilo é caracterizado por elementos que remetem à vida no campo com elementos tradicionais e naturais.

“O rústico em si é amplo, varia e tem influência dos estilos regionais, com sua própria identidade, mas que se mantém a essência, valorizando a conexão com a natureza e o aconchego”, revela a arquiteta Bruna Souza

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Móveis naturais

Os materiais naturais são os mais presentes neste estilo que dão essa estética rústica, assim como as esquadrias com molduras, detalhes entalhados ou com formatos de arcos., segundo a arquiteta.

Bruna diz que o mesmo serve para o mobiliários, elementos naturais dão o tom rústico necessário ao ambiente. “Evite excessos, mantenha o design limpo e harmonioso, pois a essência do estilo é a simplicidade e elegância”, afirma.

Os tijolinhos também são importantíssimos quando falamos desse tipo de ambiente. Independente da cor, as formas trazem um ar descontraído. E quando aliados à uma iluminação adequada podem se tornar o ponto focal de toda composição.

Aposte nas cores

Para quem gosta de usar e abusar das cores, uma das alternativas é utilizar o branco como base para toda a composição. “O branco ajuda a compor o ambiente de uma maneira mais harmoniosa”, ressalta a arquiteta.

Mas diferente do que foi dito antes, a artesã Gisela Andrade busca usar o estilo rústico desde o portão às cadeiras de sua casa. Para ela, a sensação de ter a natureza dentro de casa é excelente.

“Acordar e ver que não estou em uma casa com acessórios e móveis totalmente industrializados me transmite a ideia de que estou no lugar certo, Ter móveis em madeira dão um tom muito mais alegre em casa”, conclui.