O jornal A TRIBUNA de 17 de setembro traz como manchete “160 pacientes entram na Justiça por falhas em hospitais no Estado (ES)”. Fica a pergunta, onde está a causa (ou causas) deste grave efeito? Comenta-se na reportagem que os danos são causados por erros médicos, demora no atendimento e vários outros itens agregados ao sistema. No contexto geral da reportagem a palavra ERRO aparece várias vezes nos diversos boxes e colunas.

Também poderíamos perguntar: quais hospitais possuem acreditação hospitalar? Quais são os índices de educação e capacitação em termos de número de horas, por pessoa, por ano? (estão acima de 100 horas?) Quais são os hospitais que estão investindo em modernas técnicas de gestão? Quais são aqueles que já se candidataram ao Premio da Fundação Nacional da Qualidade – PFNQ? Quais já possuem certificado ISO 9001? São apenas algumas perguntas que nos permite correlacionar Qualidade da organização x Evidências positivas de boa gestão. E neste meio tempo, resta-nos ser “pacientes” e aguardar que as coisas melhorem, e que toda a cadeia de relacionamento esteja com 100% de aprovação pelo cliente.

Vamos continuar a pesquisar e ao mesmo tempo tentar encontrar as respostas para as perguntas. Boa saúde para todos.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.