Final dos anos 90. Concluída uma apresentação sobre o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO no porto de Macieó, vinculado a Cia.  Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, seguimos ao almoço no Restaurante Canto da Boca, juntamente com o amigo Lázaro Mangabeira, diretor técnico da Codern. No verso do menu apareceu esta belíssima e simpática reflexão tirada de um texto do Jornal do Brasil. Tão simples que não resistimos e fizemos cópia e em seguida presença do belo texto em vários treinamentos, cursos, seminários e outras apresentações por todo o Brasil.

O texto revela todo o cuidado que cada empresa (em qualquer setor) e também cada profissional deve ter com a busca permanente da satisfação do cliente. Trata-se de um investimento de baixo custo e alto retorno para as organizações. As estatísticas mostram que dentre todos os problemas que ocorrem na relação comercial, o atendimento ao cliente está sempre em primeiro lugar, desbancando preços e até mesmo a qualidade.

Nossa sugestão: procure ouvir o cliente nas suas mais variadas formas – sugestões e reclamações – faça as estatísticas, reúna o seu pessoal e promova as melhorias necessárias. Em pouco tempo os resultados vão aparecer, pode crer!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.