Veja os 14 princípios da Toyota como base para a melhoria do desempenho de pessoas, sistemas e da organização como um todo tendo com foco a qualidade total por toda a empresa e rigoroso combate às perdas.

Vamos aos princípios:
Tome decisões pensando sempre no longo prazo, mesmo que no início os custos sejam maiores;
Ashampoo_Snap_2015.02.11_09h44m19s_007_-001 Crie fluxo contínuo p/ todos os processos, pois assim aparecerão os reais desperdícios a serem continuamente eliminados;
Utilize sistemas de produção puxados pela demanda, como o Kanban, para evitar a superprodução;
Nivele os volumes de produção produzindo sempre próximo a uma quantidade média, para que se evitem assim os desperdícios e a sobrecarga de trabalho quando as demandas oscilaram;
Construa uma cultura de agir de imediato em resolver a raiz do problema no exato momento da sua ocorrência, para que se tenha qualidade desde o início de cada etapa/operação do processo produtivo;
6º Padronize processos e tarefas, aumentando a segurança e autonomia dos colaboradores durante o dia-a-dia, constituindo assim a base para a sua melhoria contínua;
desenhos gaf agosto11 Pratique os 5Ss e utilize controles visuais para que “Tudo” seja facilmente visualizado e compreendido por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de se fazer perguntas;
Use somente tecnologias confiáveis e certamente eficazes em seus processos. A tecnologia deve ser puxada pela produção, e não empurrada pra  ela;
Faça com que seus líderes conheçam, compreendam e vivam essa filosofia ensinando e servindo de exemplo aos demais, pois só assim tais princípios se transformarão em cultura;
10º Invista no desenvolvimento de seus colaboradores e forme pequenas equipes (grupos participativos) em todos os níveis, pois o sucesso é baseado no conjunto e não no indivíduo;
11º Zele pelo relacionamento com seus fornecedores e parceiros como se fossem seus próprios colaboradores, oferecendo desafios e auxiliando-os no seu desenvolvimento;
12º Vá e veja você mesmo para compreender por completo como funcionam os processos, pois só assim é possível mensurar o que deve ser melhorado;
13º Tome decisões sem pressa e por consenso, considerando todas as opções possíveis e, assim feito, implemente-as rapidamente;
14º Aprenda coisas novas todos os dias e faça auto reflexões sobre suas dificuldades e falhas, buscando sempre fazer melhor e melhor sempre.

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Fonte: Edson Miranda da página Gestão Moderna (facebook). Ilustração da Internet

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.