A mensagem de hoje está relacionada com a fórmula: R = M x V, ou seja, Retorno = Margem x Velocidade. No caso, a Margem nem sempre pode ser determinada pelo fornecedor, ou seja, na maioria das vezes é o mercado quem dita as regras, exceto para produtos extremamente inovadores que chegam causando grande impacto e euforia junto aos consumidores. Se a Margem de lucratividade está nas mãos do mercado, resta-nos a Velocidade – ou seja, giro do produto no estoque, redução de falhas internas e externas, desperdício, redução dos custos operacionais, entre outros. Nesse caso, a Velocidade é uma variável que está ao alcance do gestor, da sua capacidade de liderança e também da participação da equipe na busca do Retorno, ou Resultado Positivo para a organização.

Nosso quadro de hoje retrata a organização em dois momentos – o momento colorido, é um barco navegando em águas tranquilas onde as imperfeições são encobertas pelo nível da água (ou gordura) – nesse caso as ineficiências são camufladas pelo bom desempenho do mercado, ou seja, o mercado é comprador e em desenvolvimento (investimentos governamentais, crescimento acentuado da economia, etc.)

No quadro em preto e branco surge a temível crise, e é nesse momento que as empresas começam a ver o fundo do leito do rio, e os grandes obstáculos que estavam encobertos pelos “bons momentos” do mercado. É nesse quadro que aparecem os verdadeiros líderes demonstrando sua capacidade de antecipar e solucionar problemas, sejam pontuais ou sistêmicos. Esta fase exige muita percepção e abordagem científica dos problemas, ou invés de reclamações e lamúrias. Pensar que a crise é na verdade uma grande OPORTUNIDADE e agir positivamente.

Para pensar: “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.” Dante Alighieri. Veja também uma conhecida reflexão de Einstein sobre a Crise:

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.  Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”

Albert Einstein

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.