Veja o tempo como um recurso finito, e que não volta mais, portanto o TEMPO é como a vida, cuide bem dele.

Organizar para prosperar e também para obter produtividade e lucratividade. A organização começa com o líder da empresa, e se ele demonstrar o contrário, ou seja, desorganização e falta de foco, vai contaminar negativamente toda a equipe.

O ato de DELEGAR é função natural do gerente eficaz, do líder. O processo de delegação passa por uma boa preparação de metas, desafios, procedimentos e um bom planejamento.

Ao líder compete a visão clara do trabalho em equipe e a capacidade de transferir autoridade mas não a responsabilidade. Importante: O controle das metas, procedimentos e desafios é vital para consolidar o processo de delegação.

No processo empresarial a comunicação tem sido um grande desafio, pois normalmente, ela (a comunicação) tem sido muito mal conduzida. Comunicação ruim é igual a resultados ruins.

Limpar o lixo na entrada da empresa é uma coisa urgente, mas não vai ajudar no aumento da vendas da empresa de forma imediata. É preciso ter claro na gestão o que é URGENTE (pressão de solução), e o que é IMPORTANTE (crescimento da empresa), ou até mesmo o que é URGENTE E IMPORTANTE ao mesmo. Tudo isto irá facilitar o processo decisório e qualidade da solução.

A regra é clara: Use o método PDCA – PLANEJAR, (O que e o como), TREINAR e DESENVOLVER (ou executar). Em seguida vem o CONTROLE e AÇÃO no processo (correções e melhorias).

Concluindo, chegamos o item RESULTADOS DE PRODUTIVIDADE, que é apenas consequência de várias ações organizadas, estabelecidas em planos e procedimentos e também da AÇÃO de todos os colaboradores comprometidos com os desafios e metas.

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.