Veja o tempo como um recurso finito, e que não volta mais, portanto o TEMPO é como a vida, cuide bem dele.

Organizar para prosperar e também para obter produtividade e lucratividade. A organização começa com o líder da empresa, e se ele demonstrar o contrário, ou seja, desorganização e falta de foco, vai contaminar negativamente toda a equipe.

O ato de DELEGAR é função natural do gerente eficaz, do líder. O processo de delegação passa por uma boa preparação de metas, desafios, procedimentos e um bom planejamento.

Ao líder compete a visão clara do trabalho em equipe e a capacidade de transferir autoridade mas não a responsabilidade. Importante: O controle das metas, procedimentos e desafios é vital para consolidar o processo de delegação.

No processo empresarial a comunicação tem sido um grande desafio, pois normalmente, ela (a comunicação) tem sido muito mal conduzida. Comunicação ruim é igual a resultados ruins.

Limpar o lixo na entrada da empresa é uma coisa urgente, mas não vai ajudar no aumento da vendas da empresa de forma imediata. É preciso ter claro na gestão o que é URGENTE (pressão de solução), e o que é IMPORTANTE (crescimento da empresa), ou até mesmo o que é URGENTE E IMPORTANTE ao mesmo. Tudo isto irá facilitar o processo decisório e qualidade da solução.

A regra é clara: Use o método PDCA – PLANEJAR, (O que e o como), TREINAR e DESENVOLVER (ou executar). Em seguida vem o CONTROLE e AÇÃO no processo (correções e melhorias).

Concluindo, chegamos o item RESULTADOS DE PRODUTIVIDADE, que é apenas consequência de várias ações organizadas, estabelecidas em planos e procedimentos e também da AÇÃO de todos os colaboradores comprometidos com os desafios e metas.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.