A iluminação é um elemento fundamental em uma residência. Afinal, além de destacar os elementos decorativos, ela influencia diretamente no conforto e na funcionalidade dos ambientes.
“Uma boa iluminação pode transformar completamente um ambiente, criando diferentes atmosferas e destacando os elementos decorativos”, aponta a arquiteta Bianca Fornazier. Para Bianca, a escolha da iluminação também é um fator importantíssimo para um bom resultado do projeto.
Iluminação
Além da função estética, a iluminação tem a capacidade de criar efeitos, promover sensações, aumentar a produtividade ou o relaxamento das pessoas que frequentam o ambiente. “Por exemplo, usar luzes amarelas na sala de estar ou de jantar e nos quartos, deixam o espaço mais suave, deixando-o mais aconchegante”, aponta. “Já no escritório e na cozinha, as luzes brancas e abundantes ajudam a manter a concentração”, explica Fornazier.
Além disso, a especialista destaca que a iluminação também influencia diretamente no conforto e na funcionalidade dos ambientes. “Uma iluminação inadequada pode causar desconforto visual, fadiga ocular e até mesmo afetar a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressalta.
Outro ponto importante é considerar a cor das paredes e do teto antes de pensar na iluminação. Caso as paredes sejam escuras, a dica é investir em lâmpadas e lustres maiores com maior intensidade, já que essas paredes absorveram mais luz naturalmente. “As cores das paredes variam de acordo com a temperatura da iluminação. Ou seja, uma luz quente alcança 3000K; a luz neutra – 4000K; e a luz fria – 6.500K”, alerta a arquiteta.
Luzes diferenciadas
Recentemente, a engenheira da computação Jorgeana Leal fez a reforma dos quartos e da sala de sua casa, integrando com a varanda. Desta forma, ela pediu à projetista para incluir a iluminação desses cômodos.
A temperatura de cor influenciou diretamente na sensação de conforto e aconchego do ambiente. “Optei por lâmpadas com temperatura de cor mais quente para criar uma atmosfera mais acolhedora e confortável. Eu simplesmente adorei o resultado”, conta a empresária.
Jorgeana também investiu em luminárias de qualidade e em iluminação indireta, em que a luz é direcionada a uma superfície e então refletida a diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma uniforme e suave. “Além de serem decorativas, os abajures que tenho em casa são responsáveis por distribuir a luz no ambiente e destacar os elementos decorativos. Eles têm um design diferenciado para criar um ambiente mais sofisticado e elegante”, finaliza.