A questão do lucro é fundamental para a saúde e crescimento das empresas. O conceito pode ser aplicado aos demais tipos de organizações, considerando, que nestes casos o lucro pode ser convertido em resultados, superávit, e outras conquistas de processos focados na sociedade. No artigo que vamos ler a seguir, do Prof. Menegatti, publicado originalmente no site O Gerente, aborda-se a questão do lucro obtido a partir de soluções criativas e inovadoras, portanto, tais soluções podem ser também viáveis em qualquer ambiente.

O uso da Criatividade e da Inovação tem sido objeto de busca permanente nas melhores empresas do mundo, e para se conseguir este clima favorável é necessário que se tenha um processo de liderança e gestão participativa e estimuladora dos talentos dos empregados.

Melhoria de resultados – vamos então ao artigo.

Autor: Prof. Menegatti é considerado um dos maiores conferencistas no de­senvolvimento do potencial humano e um expert em desempenho de alto nível. Seu trabalho tem como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. Suas palestras são experiências destinadas a mudar atitudes e comportamento. O título original deste artigo é Algumas idéias para melhorar os lucros…

“Listamos aqui vários exemplos de empresas que usaram vários tipos de estra­tégias para criarem novos mercados, aumentarem suas vendas e chegarem ao topo:

Inovação: o mercado de barras de chocolate estava saturado e a Ferrero deci­diu lançar um novo conceito: um ovo de chocolate com um brinquedo no seu interior. Um brinquedo que seria o primeiro de uma longa serie para as crianças pudessem colecionar. O Kinder Ovo foi anunciado na televisão e seu posicio­namento era o de um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O ta­manho do ovo contém a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. Quando ela abre um, encontra um brinquedo com o qual se diverte e não pede mais chocolate. Esses dois fatores asseguraram aos pais, que o Kinder Ovo era a escolha certa entre tantas opções.

Espaço: Um automóvel com o menor tamanho possível levou a Mercedes Benz a desenvolver o Smart, uma nova categoria no mercado de automóveis.

Criatividade: Walt Disney criou o primeiro desenho de animação de longa me­tragem, Branca de Neve. Os críticos afirmaram que Disney era louco. A ver­dade é que ele criou um filme com momentos de tristeza, alegria, persegui­ções, dança e música, amor piadas. Uma nova categoria na indústria do ci­nema acabará de nascer.

Nicho: a Lacoste aumentou o comprimento de suas camisas masculinas e descobriu que elas poderiam ser comercializadas como saída de praia para mulheres.

Detalhe: colocar uma torneira na tampa de garrafas de cinco litros de água mi­neral permitiu que elas fossem colocadas deitadas na geladeira e que o con­sumidor pudessem se servir de água gelada diretamente da garrafa, evitando o manuseio do pesado galão.

Margem: depois de um estudo piloto, os hotéis Hilton instalaram mini-bares em todos os quartos. A empresa descobriu que os hóspedes que usavam suas unidades de mini-bar gastavam uma media de 3,40 dólares por noite. Logo a cadeia de hotéis estava faturando mais de 14 milhões de dólares em vendas anuais dos seus mini-bares, com uma margem de lucro de aproximadamente 38%. Isso atingiu cerca de 5,3 milhões de dólares extras!

Distribuição: uma empresa alemã decidiu vender comida congelada da mesma forma que se vendem enciclopédias, perfumes, roupas: porta a porta, através de representantes que ganham comissão. Observe que, nesses exem­plos a fórmula de vender não é nova. A inovação veio de um sistema de distri­buição ou vendas já existentes que foi aplicado a um produto ou serviço que não o utilizava.

Mudança: “propomos uma motocicleta para funcionar na água”. Hoje os Jet Sky é  um produto familiar para todas as pessoas, mas antes de ser criado era uma proposta aparentemente absurda. O produto não deveria ter rodas e o motor deveria ficar na traseira, como em uma lancha.”

Concluindo, podemos ter neste artigo do Prof. Menegatti, a inspiração necessária para repensar nossas organizações e buscarmos novas idéias e projetos que possam redirecionar nossos esforços para resultados mais positivos e interessantes para a sobrevivência e crescimento da organização. Um dos grandes exemplos de empresas inovadoras é a 3M, que tem a prática de reservar tempo e recursos do orçamento original para investir na inovação, e os resultados são altamente compensadores. Um dos exemplos práticos é o caso do Post It, que nasceu de um erro na busca de um adesivo resistente, mas que se revelou inovador na proposta de colar e descolar e ao mesmo tempo servir e ser útil para várias aplicações que hoje usamos naturalmente no dia-a-dia. Resultado: enorme sucesso em vendas no mundo inteiro. Esta experiência está registrada no livro In Search of Excellence – Tom Peters.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.