No encontro desta segunda feira, 19 de Setembro, reunimos todos os dirigentes da Prefeitura de Boa Esperança, sob o comando do Prefeito Romualdo, e assessoria do grande incentivador da Gestão pela Qualidade na região,  Engo. Valter Matielo, para mais um encontro naquele município com o objetivo de discutir o papel da Liderança e também fazer um diagnóstico do sistema de Gestão Pública Municipal, com base em modelo CEBICT e fundamentos da ISO 9001, PNQ, Prêmio Deming. A seguir, apresentamos resumo da palestra conduzida por Getulio A. Ferreira:

LIDERANÇA EM 8 LIÇÕES – o exemplo de Jack Welch

1) LÍDERES SÃO INCANSÁVEIS NO APERFEIÇOAMENTO DA EQUIPE

Um líder deve: avaliar, treinar, construir e estimular a autoconfiança de sua equipe, desenvolvendo-a diariamente e aproveitando as oportunidades.

2) LÍDERES FAZEM COM QUE TODOS VIVENCIEM A VISÃO.

É necessário falar sobre a visão constantemente para todos. Reconhecer e recompensar faz com que as pessoas vivam e respirem a visão.

3) LÍDERES EMITEM ENERGIA POSITIVA E OTIMISMO

O líder deve combater o impulso do negativismo e exibir uma atitude energizante e corajosa diante das dificuldades.

4) LÍDERES CONQUISTAM CONFIANÇA COM TRANSPARÊNCIA

O líder deve demonstrar franqueza, reconhecer os méritos e manter os pés no chão, conquistando a confiança de todos com responsabilidade.

5) LÍDERES OUSAM TOMAR DECISÕES IMPOPULARES

A tarefa do líder é ouvir e explicar-se com clareza, sempre indo adiante.

6) LÍDERES PRESSIONAM SUA EQUIPE EM BUSCA DE AÇÃO

Questionar e garantir que as perguntas do líder provoquem debates e levantem temas que exigem ação.

7) LÍDERES INCENTIVAM A TOMADA DE RISCOS E O APRENDIZADO

O não é preciso ser moralista ou depressivo, mas quanto mais bem humorado e espontâneo puder ser, mais as pessoas captarão a mensagem de que os erros não são fatais.

8) LÍDERES CELEBRAM

As comemorações criam uma atmosfera de reconhecimento e de energia positiva.

Os próximos passos serão definidos após a tabulação dos dados e formatação dos gráficos do diagnóstico. Parabéns aos dirigentes da P.M. de Boa Esperança pela presença e participação efetiva neste diagnóstico.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.