AUTO APRENDIZADO – O DESAFIO DA LEITURA

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no ano passado pelo Instituto Pró-Livro, revela que a média de livros lidos por todos os entrevistados em um período de três meses foi 1,85 livro. Em 2012, Foram feitas 5.012 entrevistas em 315 municípios em todas as unidades da Federação. Na sondagem anterior, de 2007, a média foi 2,4 livros livros nos últimos três meses.

Ashampoo_Snap_2014.01.01_19h30m52s_006_Entre os leitores consultados em 2011, o número sobe para 3,74 livros. Entre estudantes, a média foi 3,41 livros lidos nos últimos 90 dias. Por regiões, a Centro-Oeste apresentou a maior média de livros lidos nos três últimos meses (2,12 livros no total). Entre todos os entrevistados, foram lidos 4 livros por ano por habitante, em 2011, mostrando recuo ante os 4,7 livros lidos por habitante/ano na pesquisa anterior.

Sonia Jardim (presidenta do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) admitiu que o total de livros lidos pelos brasileiros durante um ano ainda é reduzido ante países latino-americanos como o Chile e a Argentina, por exemplo, líderes na região com 5,4 e 4,6 livros lidos por habitante/ano, respectivamente. O dado é do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O índice brasileiro, na avaliação de Sonia, não condiz com a extensão territorial e a condição econômica do país.

O DESAFIO ESTÁ POSTO – 8 Indicações de Leitura para executivos em 2014

A jornalista Luísa Melo de Exame.com, conduziu reportagem a respeito das indicações para o site da Exame e na oportunidade estamos replicando aqui no GESTÃO E RESULTADOS. Considerando os indicadores da SNEL, nossa aplicação na leitura e compreensão das lições e experiências contidas nas indicações será de fato uma grande conquista, ou seja, teremos que bater a meta no dobro dos números atingidos anteriormente.

Veja a listagem dos 8 livros indicados.

A pedido de EXAME.com, especialistas selecionaram livros lançados ou que se destacaram em 2013 que todo líder não pode deixar de ler em 2014.

1.    Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios, de John Mackey e Raj Sisodia

Lançado em português este ano, o livro discorre sobre empresas que criam valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes. “É um livro que fala muito sobre a importância do propósito. O lucro é importantíssimo, mas o caminho para gerar engajamento e mobilizar as pessoas à execução é entender o impacto da empresa para os clientes, funcionários. O líder precisa entender isso”, defende Pedro Zanni, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

2.    Propósito – Por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas, de Joey Reiman

Também lançado no Brasil em 2013, o livro fala sobre o propósito das empresas como instrumento para engajar os colaboradores, como indica o título. “Ele dá um viés de marketing, ajudando as empresas a se fortalecerem no mercado sendo genuínas, a partir de seu propósito”, explica o professor Zanni.

3.    Belíndia 2.0 – Fábulas e ensaios sobre o país dos constrastes, de Edmar Bacha

Ashampoo_Snap_2014.01.01_19h08m57s_003_Vencedor do Prêmio Jabuti de 2013 na categoria Economia, Administração e Negócios, o livro foi lançado no ano passado. Por meio de fábulas, o autor faz uma análise da economia brasileira desde os anos 1970 até hoje. O termo Belíndia foi cunhado por ele em 1974 para explicar a distribuição de renda no país.”Esse livro é importante para os administrador porque dá uma visão muito legal e crítica do crescimento e desenvolvimento do Brasil, de uma forma muito fácil de entender”, afirma Marisa Eboli, professora da FIA.

4.    Resiliência – Competência para enfrentar situações extraodinárias na sua vida profissional, de Paulo Yazigi Sabbag

Lançada em 2012, a obra levou o terceiro lugar do Prêmio Jabuti deste ano na categoria Economia, Administração e Negócios. O livro dá exemplos de pessoas resilientes e aponta como os líderes podem aprimorar e desenvolver essa competência. “A resiliência é algo que, hoje, todo mundo tem que ter, em especial o executivo. É um livro importante para qualquer gestor”, defende a professora Marisa Eboli.

5.    Dever de Capitão, de Richard Philips

A história de Richard Philips, o capitão de um cargueiro norte-americana que teve o navio sequestrado por piratas somalis, é contada por ele mesmo neste livro. Lançada no Brasil este ano, a obra também foi adaptada para o cinema. “Recomendo ver o filme e ler o livro, pois eles mostram o que é uma pessoa ser realmente líder, trabalhar bem com a sua equipe ser resiliente e enfrentar uma situação de extrema adversidade”, diz Marisa Eboli.

6.    Like a Virgin – Os segredos do empresário mais excêntrico do mundo, de Richard Branson

Em “Like a Virgin”, lançado no Brasil este ano, Richard Branson, o excêntrico presidente da Virgin, conta o segredo do sucesso de sua empresa. “Ele conversa sobre a sua visão empresarial, as duras decisões de negócios, a concorrência desleal e como supera tudo isso com muita coragem e ousadia. São elementos que considero fundamentais a qualquer empreendedor que deseja ter um sucesso duradouro”, defende Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching.

7.    Procuram-se Super-Heróis – Multiplique seus poderes e desenvolva habilidades, de Bel Pesce

No livro, a empreendedora brasileira Bel Pesce, que durante uma passagem de cinco anos pelo Vale do Silício conseguiu acumular 5 graduações no Massachusetts Institute of Technology (MIT) um mestrado no Google e a criação da startup Lemon, o livro dá conselhos a líderes. A obra foi lançada este ano. “Ter orientações pragmáticas, mesmo que destituídas de explicações mais profundas, é uma boa solução para adquirir velocidade nas ações. Este livro de Bel Pesce tem essa grande qualidade. Ela não é profunda, mas pragmática e muito correta em suas palavras. Recomendo principalmente para quem está empreendendo pela primeira vez, ou tem pouca idade e deseja empreender”, diz Sílvio Celestino.

8.    Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, de Cristiane Correa

Também lançado este ano, o livro conta como os três empresários compraram famosas empresas estrangeiras como Budweiser, Burger King e Heinz, bem longe dos holofotes. ” Pensar grande está disponível a todos que desejam empreender, mas realizar o pensamento exige muito do pragmatismo, do jeito espartano e da dureza das ações desse trio de capitalistas brasileiros. Você pode não concordar com o estilo deles, mas não pode refutar o sucesso que eles imprimiram na história empresarial do mundo ao longo dos anos. E aprender com eles”, recomenda Celestino. 

Vamos começar?

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.