Foto: divulgação
Douglas Elliman Real Estate.
Foto: divulgação Douglas Elliman Real Estate.
Foto: divulgação
Douglas Elliman Real Estate.

 

 

O recente “The Trend Report 2024”, da Coldwell Banker – divisão de Global Luxury, destacou um otimismo crescente no mercado imobiliário de luxo nos Estados Unidos, refletindo um aumento significativo nas transações e um interesse contínuo de compradores de luxo em propriedades exclusivas. Com um volume de transações impressionante, que atingiu $234 bilhões em 2023, a Coldwell Banker Realty não apenas solidificou sua posição de liderança no setor imobiliário global, mas também evidenciou a robustez deste mercado.

 

Particularmente em Miami, o mercado de imóveis de luxo experimentou um crescimento notável, com as vendas aumentando 14,2% nos últimos três meses de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022. Este aquecimento no mercado de Miami sublinha a cidade como um epicentro de atividades imobiliárias de alto padrão, muito procurado pelos crescentes compradores nacionais, vindo principalmente dos estados do norte, e compradores internacionais.

 

Segundo informações da Miami Association of REALTORS, o mercado americano em 2023 foi impactado por um cenário de incertezas no âmbito econômico, baixo inventário e altas taxas de juros. Entretanto, o primeiro trimestre de 2024 já aponta um reaquecimento do setor imobiliário, com aumento do número de transações de imóveis de luxo na Grande Miami, de mais de 15%, e com preços que continuam a subir, reforçando a solidez do mercado.

 

Estas tendências destacam um mercado imobiliário de luxo em evolução, com ênfase crescente em personalização, tecnologia avançada, e uma experiência de vida de alta qualidade. Além disso, o relatório sugere um otimismo contínuo para o mercado em 2024, impulsionado por melhorias na infraestrutura e a atração de locais como Miami, que se tornaram ainda mais desejáveis para compradores de luxo, graças ao seu clima, cultura, crescente gastronomia, e investimentos em amenidades de alto padrão.

 

ESPECIALISTAS BRASILEIROS

Além dos insights fornecidos pelo relatório da Coldwell Banker, o The A&H Group (premiado grupo de Real Estate dos sócios brasileiros Ana Cristina Anauate e Estevam Hirschbruch), ranqueados no “The Florida 100”, entre os principais grupos de Real Estate da Florida, pela Coldwell Banker, se destaca como uma fonte adicional de informação e conhecimento. Com uma profunda compreensão das tendências locais e experiência no mercado de luxo na Grande Miami, o The A&H Group está bem posicionado para oferecer perspectivas adicionais que complementam os dados e análises apresentados pela Coldwell Banker.

 

“Este sentimento geral de otimismo é amplamente influenciado graças ao seu clima favorável, localização privilegiada, praias exuberantes e, mais recentemente, pela evolução de Miami, que tem se transformado em um destino ainda mais desejável do que no passado, por melhorias significativas em infraestrutura que incluem restaurantes de alta gastronomia (com vários “Michelin stars” surgindo na região), exposições artísticas e ainda mais opções de compras de luxo, principalmente com o boom do Design District.”, destaca Estevam, do The A&H Group.

 

Estevam Hirschbruch e Ana Cristina Anauate. Foto divulgação.

 

A sócia do The A&H Group, Ana Cristina Anauate, observa uma mudança significativa na busca por estilos de vida em Miami, apontado pelo relatório. “O apelo tradicional dos centros das cidades, com fácil acesso a restaurantes, lojas, vida noturna, está evoluindo. Os incorporadores de alto padrão estão agora integrando essas amenidades dentro dos próprios edifícios, criando uma espécie de clube vertical. Conforme essa tendência, estão incorporando restaurantes exclusivos e programas gastronômicos sofisticados, alguns até dirigidos por chefs premiados com estrelas Michelin. Eles também estão priorizando espaços ao ar livre — como áreas de jantar externas, churrasqueiras, espaços para yoga, áreas de meditação e lounges de bem-estar — atendendo à necessidade de privacidade e um refúgio urbano que se tornou mais evidente após a pandemia. Hoje, a procura é pelo conceito ‘Have-it-All’, que engloba tudo: construções novas, comodidades e tecnologia avançada, em um ambiente que valoriza o toque pessoal e intimista, sem tanta ostentação, como antes.”

 

Em sintonia com o otimismo sinalizado pelo relatório Global de Luxo, Estevam Hirschbruch, conclui “A região da Grande Miami vem passando por uma enorme transformação nos últimos 10 anos. Esse movimento mostra claramente como a cidade se posicionou com destaque dentre os locais mais desejados para investimentos em Real Estate em todo o cenário global, atraindo um interesse global sem precedentes. O Trend Report e a Miami Association of REALTORS reforçam esse cenário com perspectivas ainda mais promissoras para o futuro. Este interesse reflete não apenas a solidez do mercado, mas também um estilo de vida muito desejado que temos o prazer de oferecer.”

Homem de óculus, terno e gravata sorrindo de frente
Alex Pandini Colunista
Colunista
Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político.