Construção Civil

Mora num apartamento pequeno? Saiba como a decoração pode valorizar seu espaço.

Black clock and posters on dark wall above grey settee with yellow pillow in cozy living room
Black clock and posters on dark wall above grey settee with yellow pillow in cozy living room

O mundo contemporâneo mudou a forma de morar, em especial nas grandes cidades. Entre as diversas questões envolvendo os novos conceitos de moradia, a localização nos centros urbanos é um fator primordial, pois dela deriva o tempo disponível para o trabalho e o lazer.

 

Diante dessa realidade, muitas pessoas abrem mão de um espaço maior para morar em apartamentos pequenos, e em troca ficarem nas regiões centrais, próximo ao trabalho, shopping centers e espaços de entretenimento.

Foto: Getty Images/istockphoto.

 

Em São Paulo, que é a maior metrópole do Brasil e da América Latina, um levantamento do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi/SP) mostra que em 2022 houve um crescimento na oferta de apartamentos de até 30 m². Embora a Grande Vitória não tenha um adensamento populacional como São Paulo, a região cresceu rapidamente nas últimas duas décadas, e a tendência de “encolher” a metragem dos condomínios residenciais também se verifica.

 

Morar em um imóvel pequeno tem como principais atrativos pagar um valor menor e poder morar numa boa localização. E, mesmo de tamanho menor, isso não significa ter que abrir mão de conforto e praticidade. Aqui vão algumas dicas para que o espaço possa ser bem aproveitado.

 

A primeira dica é observar os espaços de circulação do local, evitando a utilização de móveis e decoração que venham impedir ou dificultar o acesso/passagem de um cômodo a outro. O conceito de ambiente aberto (ainda que o projeto arquitetônico não seja esse) cabe bem aqui. Utilizar móveis pequenos e leves, e que conjuguem decoração e utilidade, podem otimizar e tornar clean o seu apê.

 

Usar vidros e espelhos (sem exagero!) também pode conferir ao design uma ideia de amplitude, tornando a sensação espacial maior. A pintura das paredes também pode contribuir para essa sensação. Os especialistas garantem: usar cores claras, e não escuras, é o que dá o tom de leveza e amplitude ao ambiente.

 

O uso de prateleiras, bancadas e móveis planejados também vai permitir uma melhor ocupação dos espaços, em especial dos cantos, para que seu ambiente lhe proporcione espaços para guardar tudo o que precisa, sem que pareça apertado demais.

 

#decoraçãodeambientes #otimizarespaços #modulados #leveza #vidros #morarbem

Homem de óculus, terno e gravata sorrindo de frente
Alex Pandini Colunista
Colunista
Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político.