É muito comum nossa consultoria receber pedidos de trabalhos e treinamentos focando a questão da Motivação de pessoal. Normalmente, no contato estabelecido vem a pergunta: “Professor, estamos precisando de um treinamento motivacional para botar o nosso pessoal prá cima. Esta motivação é importante para melhorar os resultados da empresa”. Neste, caso, o nosso cliente acredita fielmente que o consultor chega, faz uma energização do pessoal, vai embora, e a empresa cresce feliz pelo resto da vida. Grande engano. Infelizmente este tipo de ação é totalmente inóquo. Os efeitos são temporários e logo logo tudo volta ao normal, ou seja, um pessoal apático, gerencia descomprometida, e resultados fracos.

É preciso entender que os resultados pretendidos passam por uma ação no sistema formando uma base para sustentar a motivação das pessoas na empresa. Ações isoladas são como chuva de verão e fatalmente vão deixar apenas leves lembranças.

Um versão simplificado do sistema, como mostrado na figura é representado pela GESTÃO E LIDERANÇA da organização com foco na Educação e Capacitação permanente (acima de 60 horas de treinamento por pessoa e por ano), determinação de OBJETIVOS CLAROS e a disciplina necessária para atingi-los. Neste modelo simplificado, a questão da MOTIVAÇÃO passa a representar um integrante normal e adequado ao processo que tem como objetivo final os RESULTADOS DE PRODUTIVIDADE. Agora sim, Motivar tem sentido!

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.