Para melhor desempenho e resultados de Programas e Sistemas da Qualidade é necessário criar nas pessoas a mudança de hábitos em prol da adaptação a uma nova cultura e melhoria do ambiente de trabalho.
O termo “hábito” está associado ao comportamento que aprendemos e repetimos. É composto por costumes, maneira de viver, de comportar e agir.

É possível criar e desenvolver novos hábitos. Podemos associar a alguns fatores como a repetição, a atenção, o interesse, a conformidade com a natureza, aos intervalos, a maturação e aos testes e erros.

REPETIÇÃO: é uma forma de treinamento, em que o maior ou menor grau de perfeição de um ato dependerá da frequência em que o praticamos. A repetição faz com uma ação persista e seja mais facilmente executada, tornando-se um hábito.

ATENÇÃO: além de repetirmos uma ação, temos que ter atenção para selecionar os movimentos que nos serão úteis, organizá-los e intensificar o nosso interesse.

INTERESSE: será o nosso combustível para nos habituarmos mais rapidamente a uma situação ou ação. Motivação, desejo e ambição são fundamentais para que possamos adquirir os hábitos desejados.

CONFORMIDADE COM A NATUREZA: garante que o hábito desejado esteja em acordo com as nossas exigências naturais.
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INTERVALOS: devemos realizar atividades com intervalos programados para melhor aprendermos ou adquirirmos um hábito.

TESTES E ERROS: O erro nos permitirá crescer, pois teremos que pensar em uma nova hipótese e testá-la novamente, até que ela esteja correta. Diante do acerto, vamos criando pequenos hábitos até que haja a fixação deste.

MATURAÇÃO: é o tempo adequado para adquirir um hábito. Antes ou depois desse tempo é difícil que consigamos adquirir um novo hábito.

Os hábitos podem ser mudados e novas situações podem exigir novos hábitos e atitudes. Ainda há tempo… desenvolva já seus hábitos!

Fonte: Qualidade Brasil – Adaptação: Ricardo Apolinário, consultor na área de Sistemas da Qualidade e Gestão estratégica organizacional.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.