GAF 2014_007

Os nossos debates recentes passam pela relação EFEITO X CAUSAS, ou seja, nada acontece por acaso. Para um determinado EFEITO, desejável ou indesejável, teremos sempre um conjunto de causas. Os resultados de processos, sistemas e ou projetos são efeitos desejáveis, ou seja, são metas e ou objetivos planejados para acontecer no tempo certo, quantidade, custo e qualidade, portanto a palavra de ordem é PLANEJAR PARA ACONTECER.

Os resultados pretendidos podem ser atingidos de diversas formas – via autoritária (manda quem pode, obedece quem tem juízo), via liderança focada em resultados ou um misto de autocracia e democracia no ambiente de trabalho. O certo é que a organização vive de resultados (efeitos) e compete aos gestores (lideres ou chefes) obtê-los. Evidentemente que o nosso desejo é que sejam obtidos com a melhor qualidade e no melhor ambiente possível, o ambiente de felicidade e motivação no trabalho – aqui floresce a criatividade e a inovação, ou seja, o famoso clima positivo e inspirador no trabalho.

Nossas considerações nas últimas intervenções e palestras realizadas sobre o assunto nos levam ao conjunto de causas (Endomarketing – Wilson Cerqueira) – Qualitymark Editora, que nos ligam a pontos do sistema de causas dos fatores indispensáveis de Felicidade e Motivação, enquanto efeito esperado – São elas: A Auto Estima como condição pessoal, a Empatia, Transparência, Afetividade, Espírito desarmado, Disposição para a Ação, Promessas cumpridas e projetos.

Um exame detalhado do conjunto de causas não resolve o problema complexo da motivação, mas dá confiança e entendimento do conjunto das variáveis que poderão proporcionar uma nova visão da vida, resultados e sucesso. Para pensar e agir!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.