Não tem sido fácil discutir inovação em ambientes herméticamente fechados pela burocracia ou pela rotina estressante do dia-a-dia. Em que pese todas as dificuldades, a luta deve continuar. Os mercados mostram baixo crescimento do PIB, as economias estão centradas em comodities (tudo igual, como sempre), e estamos aqui pensando em saídas para as crises instaladas.

Coragem para ser diferente – empresas e organizaçôes de todo o tipo ainda estão no mesmo compasso de 30 ou 50 anos atrás. O atendimento de lojas ditas modernas, está na mesma toada de décadas atrás – este comportamento é o que podemos dizer de pré histórico – falamos por experiência própria. Nesse momento estou brigando com a Casas Bahia que me entregou uma geladeira (Continental) que apresentou defeito e já se passaram 30 dias, sem a mínima solução. Pode??? De um lado, falta qualidade num produto com 3 meses de uso, e de outro falta o básico chamado QUALIDADE NO ATENDIMENTO. O que é ser diferente nessa questão? Tratar o cliente com diginidade e respeito? Sim, mas isso é óbvio, não é inovação. Kaoru Ishikawa (grande guru japonês da Qualidade Total – TQC) dizia que QUALIDADE é o desafio do óbvio. Certíssimo!!!

Competência para fazer diferente – Ficar esperando que algo mude a nosso favor é no mínimo uma irresponsabilidade gerencial. Investir nos cérebros e na cooperação é uma saída que tem como base a COMPETÊNCIA. Lembrando nossos avós: quem não tem competência não se estabelece. Dito e feito.

Bom carnaval para todos…

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.