Snapshot(7)Atendimento hoje  é o “XIS DA QUESTÂO”. As empresas e ou organizações públicas fazem investimentos em todas as áreas e sistemas, mas em muitos casos dão pouca importância ao atendimento ao cliente – aquele momento mágico ou trágico da nossa experiência.

A nossa sugestão é que vejamos a questão do relacionamento com o cliente como item importante para a organização. Os elementos básicos do tipo: simpatia, gentileza, boa aparência, bom humor, praticidade, objetividade, tratamento dado aos clientes, entre outros são fundamentais para realizar a aproximação e fidelização dos mesmos.

Evidentemente que não basta o bom atendimento com um produto ou processo ruim ou mal formulado ao cliente, mas se a organização está presente no mercado é porque ela está dentro das regras do jogo com organização, processos bem definidos, sistema de controle e melhorias contínuas/inovações.

A tecnologia fez com que os produtos e serviços sejam muito similares e nesse caso o grande diferencial é GENTE. O investimento nas pessoas é relativamente pequeno em relação a outros projetos dentro da organização e o seu resultado é muito grande e importante para a vida da organização.

Atendimento ao cliente – todos nós podemos melhorar, e muito!!!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.