A idéia do personagem DON PEPINO surgiu na década de 90 em função das várias experiências em termos de comportamento humano na área de manutenção (Alô amigo Luciano!).  Embora fosse numa área bem específica, ao longo dos anos foi possível detectar tal comportamento em várias outras áreas da empresa, e até mesmo em ambientes menos empresariais.
A filosofia do CHEFE DON PEPINO, é a do gestor que utiliza o tempo todo a prática do “embromation system”, e acaba contaminando todo o  sistema de trabalho vigente.  A característica básica do DON PEPINO é a falta de tempo. Ele sempre diz que não pode ir a um seminário porque está resolvendo um “abacaxi”, ou que está com uma “batata-quente” nas mãos, entrou numa “bananosa” ou que tem vários “pepinos” urgentes para resolver. Na verdade o DON PEPINO, deixa de ser um líder gerencial para ser um chefinho  “hortifruti-granjeiro”
Outra coisa importante, é que o DON PEPINO gosta de mostrar para todos o quanto ele está “super ocupado” e até diz que sem ele a empresa estaria em maus lençóis, considerando-se, portanto insubstituível.
Enfim, por grande apego aos detalhes e falta de foco e prioridades, o DON PEPINO é um grande candidato ao infarto. Então, como vai a sua horta empresarial?

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.