O que fazer quando o trabalho fere seus valores?

Colaboradora do Gestão e Resultados – Cátia Horsts

O chefe pede para omitir informações que garantam a venda ou mesmo ‘recomenda’ a você mentir para o cliente. O que fazer se essas ordens’ conflitam com seus valores pessoais? Bater de frente, pedir demissão ou fingir que não entendeu o recado? A diplomacia pode ser o melhor caminho.

O primeiro passo é conversar com o gestor para entender os motivos da empresa que o levam a ‘ordenar’ uma atitude aparentemente incoerente. “Apresentar amigavelmente outra solução, antes de dizer não, pode resolver o conflito”, aponta Cátia Horsts, diretora da Rhopen – Soluções com Pessoas.

Se o gestor mantiver sua decisão e tentar convencê-lo duas atitudes podem ser tomadas. Uma é ser sincero posicionando-se entendendo que sua decisão pode lhe custar a vaga na empresa. Outra é aceitar o que lhe soa incoerente e, paralelamente, buscar outro emprego.

Não fique onde está insatisfeito. Isso gera estresse e infelicidade, que são os males da humanidade. Planeje a mudança de emprego. E, para se certificar que haverá menos conflitos no próximo trabalho, busque conhecer a empresa”, instrui Cátia Horsts.

Segundo ela, a seleção cuidadosa na hora de escolher uma empresa evita uma série de desgastes. “Em geral, os candidatos preocupam-se apenas em conseguir o emprego. Não observam a cultura da empresa e acham que conseguirão driblar os conflitos. Nem sempre o final da história é simples”, acrescenta Cátia.

Quem é Cátia Horsts?

Depois de dez anos dedicada à área de Tecnologia da Informação, Cátia Horsts decidiu se dedicar à Rhopen. A sócia possui uma ampla experiência na área de TI, o que agrega mais valor a sua equipe, que está atuando de forma mais agressiva e estratégica no recrutamento e seleção de candidatos e recolocação de profissionais para esse setor.

Cátia Horsts fez sua trajetória profissional na Sênior Unidade Espírito Santo. Na empresa, ela atuou em diversas áreas, e nos últimos quatro anos como uma das principais executivas da empresa. Teve a oportunidade de trabalhar com clientes de diversos segmentos e portes, adquirindo um amplo conhecimento em gestão de negócios.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.