Ashampoo_Snap_2013.02.16_19h44m16s_008_Onde você quer chegar? A palavra que dá consistência ao planejamento é o MÉTODO – do grego: META – Direção, foco, objetivo e HODÓS – Caminho, rota, percurso… Nesse ambiente do pensamento e ação estratégica nada melhor do que ter um método de trabalho.

É preocupante a quantidade de empresas que não usam o seu valioso tempo para pensar e portanto não tem tempo para usar o método e o planejamento. Quando os resultados ruins aparecem, logo acham algum tipo de culpado. Se o culpado for nomeado, acontece uma suposta tranquilidade, do tipo “fique tranquilo, a culpa é deles” . Diagnósticos e pesquisas mostram um cenário preocupante nesse sentido: planejamento inexistente, pouco investimento em educação e capacitação, deficientes ações em marketing, baixa qualidade e produtividade no processo, baixo investimento na Inovação… enfim, como sobrevivem? Pense nisso!

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.