O O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio em memória de Roberto Simonsen, que foi o patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras

Indústria é uma atividade econômica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

A Revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII. Esta Primeira foi baseada em vapor, carvão e ferro, mas a partir de 1860 surge a Segunda Revolução Industrial, empregando aço, energia elétrica e produtos químicos, e simultaneamente o capitalismo industrial se tornou capitalismo financeiro. A partir de 1970 ocorre a Terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática.

O SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS

NO ES o complexo industrial é representado pela Federação das Industrias – a FINDES. O Sistema Findes é composto por sete entidades que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento da indústria capixaba. Juntas, Findes – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, Cindes – Centro da Indústria do Espírito Santo, Sesi – Serviço Social da Indústria, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, IEL-ES – Instituto Euvaldo Lodi, Ideies – Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo e IRI – Instituto Rota Imperial promovem ações para garantir uma posição de destaque para o estado nos níveis político, econômico e social. Soma-se a essas entidades o projeto INOVAFINDES representado, principalmente pelo MOVIMENTO PARA INOVAR resultante de um convênio entre o CNI e o SEBRAE, que visa desenvolver nos micro e pequenos empresários industriais a filosofia e prática da inovação, como diferencial competitivo e ao mesmo tempo gerador de lucratividade.


O INOVAFINDES é um projeto que tem como responsável o Diretor de Inovação do Sistema Findes, Luiz Alberto, que também responde pela presidência do SINDIFER – Sindicato que cuida os interesses e estratégias do Setor Metalmecânico.

Dando continuidade à estruturação do Sistema FINDES, cada entidade está relacionada a um setor de interesse estratégico do industrial capixaba, oferecendo serviços diferenciados nas seguintes áreas de negócio do Sistema Findes: Educação e Qualificação, Difusão Tecnológica, Desenvolvimento Industrial, Saúde e Lazer, além da Representação Institucional.

Por meio de 25 unidades que cobrem todo o Estado, as cerca de 14 mil indústrias associadas a um dos 30 sindicatos patronais filiados têm o Sistema Findes como um grande impulsionador do desenvolvimento do setor industrial e da economia estadual.

AS MAIORES INDÚSTRIAS DO ES

As maiores empresas industriais do Espírito Santo são a VALE ArcelorMittal Tubarão, Samarco Mineração, Fíbria (antiga Aracruz Celulose), Fertilizantes Heringer, , Escelsa, Garoto (a maior fábrica de chocolates da América Latina e a mais importante empresa industrial de alimentos do estado) entre outras.

Com a nova política de incentivo ao crescimento e desenvolvimento do ES (PROEDES) novos projetos já estão sendo implantados na área de Petróleo e Gas (Petrobras) e área automotiva. Na região ao norte do estado destacam-se os empreendimentos Motores Weg (já implantado), e Porto Jurong (em implantação).

Conheça também o livro FINDES/IEL ES das 200 maiores empresas do ES.

EVENTOS EM DESTAQUE

Além dos eventos de rotina que são promovidos pela indústria do ES, via FINDES e outras entidades do estado, ressaltamos o evento da ANPEI – 3 a 5 de Junho, que irá debater a questão da INOVAÇÃO em todo o Brasil.

Outro evento importante é o MECSHOW 2013 que estará acontecendo no final de Julho no parque de exposições de Carapina – Serra ES. Nesta oportunidade estaremos acompanhando de perto o PAINEL DE INOVAÇÃO que será realizado no dia 25 julho.

Fontes: Site do Sistema Findes, Governo do ES, CEBICT, DVF e SINDIFER/CDMEC.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.