Livro aborda a necessidade da inteligência emocional para o sucesso nas negociações

Monica Simionato em seu novo livro ensina a superar hostis, situações constrangedoras e propostas não aceitas

Este livro explora as diversas variáveis em um processo de negociação. Parte do princípio de que ela consiste de um processo de comunicação entre interlocutores procurando chegar a um resultado mutuamente aceitável sobre questões de interesses de ambos. Porém, não se limita ao aspecto verbal ou escrito: demanda sensibilidade, interesse, percepção.

Um dos aspectos humanos que mais interfere na negociação é a emoção. Muitas vezes, sentimentos negativos como raiva, ansiedade, insegurança, tornam inviável qualquer tipo de transação, por maiores que sejam a capacidade e instrução de ambas as partes. É preciso, para tal, saber controlá-las e, antes disso, saber e querer reconhecê-las em si.

A partir do momento em que prova que a negociação é mais do que um aspecto racional, Monica Simionato explica como contorná-las e superá-las, através de dicas e exemplos práticos que ajudam ao leitor a quebrar o ciclo destrutivo de sentimentos negativos e a utilizar corretamente os positivos.

A autora, então, conduz sua obra através da variável da “percepção”. Em síntese, ela sugere que a forma como se percebe um conflito leva a determinada emoção, que, por sua vez, leva a um determinado comportamento. O real desafio do negociador é saber dominar as competências emotivas. Ela sugere construir harmonia, alimentar as emoções de impulsos positivos.

Este é um livro essencial para aqueles que desejam superar climas hostis, situações constrangedoras, propostas não aceitas e para quem, desta forma, deseja ser um profissional cheio de energia, que adora o que faz e cativa a todos.

Sobre a autora:

Executive coach e facilitadora de workshops com foco no desenvolvimento de líderes. Antropóloga, graduada pela Universidade de Torino, na Itália. É mestre em Jornalismo pela Universidade Shuman, de Strasbourg, na França.

É especializada em Análise Transacional, Psicopedagogia, Programação Neurolinguística (PNL), Anger Management (Gestão da Raiva) e em Prevenção de Conflitos, este último ministrado pela CIA (Central Intelligence Agency), EUA.

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.