emocaoerazao

Em meio à discussão do Método aprofundamos nossos pensamentos no equilíbrio necessário entre a EMOÇÃO e a RAZÃO (Capra – O ponto de Mutação). Dita, a emoção é a própria definição da visão ampla e criativa do ser humano, entretanto se pouco racionalizada pode também levar-nos ao precipício das decisões fracas e inconsistentes.

Falconi, Vicente (Gerenciamento pelas Diretrizes) diz que o método é a conjugação entre META (Direção) + HODÓS (Caminho), vindos do grego. Nesse caso, que tem método tem maior probabilidade de acerto, pois diferentemente de muitos outros pelo menos sabe a onde quer chegar. Na grande parte das pesquisas feitas com micro, pequenas e médias empresas fica claro a grande deficiência no planejamento, ou seja, na total falta dele.

A figura acima, no que diz respeito aos dois funis, nos leva a dois momentos que se repetem no uso do método – o processo criativo e o processo de racionalização ou priorização – o resultado sistematizado nos leva a INOVAÇÃO.

INOVAR é portanto a determinação de rumos e métricas nos levarão ao sucesso de processos, produtos e serviços, sempre usando a emoção da criação e a consistência da razão, aumentando eficazmente a probabilidade do sucesso.

Concluindo, apresentamos o primeiro princípio (dos 14) de W. E. Deming: “Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço (Melhoria Contínua, Kaizen, Inovação), a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.”

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.