ORIENTE EM VEZ DE CRITICAR

“Sua missão como LÍDER é comunicar como as coisas poderiam ser e mostrar às pessoas como alcançar tal visão. Como fazer isso? Orientando em vez de criticar. A orientação informa à pessoa o que fazer, enquanto a crítica informa o que não fazer.

Eis uma crítica: O grupo da percussão está tocando alto demais. Uma orientação é: Toquem de modo que o público consiga ouvir também os outros instrumentos.

A orientação aponta para a forma como as coisas deveriam ser. Já a crítica aponta para forma como as coisas são.”

Roger Nierenberg, Maestro da Orquestra Sinfônica de Stanford

fonte: Livro, Adapte-se ou Morra – Fast Company – Sextante Editora

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.