O POTENCIAL DO INTERIOR BRASILEIRO NO AGRONEGÓCIO E EMPREENDEDORISMO

1 Bilhão. Esse é o número aproximado de pessoas que o agronegócio brasileiro alimenta ao redor do planeta. Além de alimentar o mundo, o interior do Brasil oferece inúmeras oportunidades de negócios para empreendedores visionários que tornaram o Brasil uma verdadeira potência no setor.

Concentrando metade da população brasileira, nossas cidades do interior são hoje núcleos de crescimento e inovação. Elas exemplificam como a propriedade privada da terra e dos recursos naturais pode impulsionar o crescimento econômico. Com investimento em tecnologia e dedicação, essas regiões mostram que é possível aumentar a produtividade enquanto se preservam os recursos naturais. Imagine o que poderia ser alcançado com ainda mais investimentos e foco nessas áreas.

Para se ter uma ideia, apenas o agronegócio gera mais de 19 milhões de empregos no país, criando um enorme mercado consumidor de pessoas que precisam de acesso a uma variedade de bens e produtos. Isso torna o interior brasileiro um terreno fértil para o empreendedorismo. Tanto é assim que, se o PIB brasileiro cresceu 2,9% em 2023, foi em grande parte devido às riquezas geradas no interior, impulsionadas pelo agronegócio, que registrou uma alta de 15,1% no ano.

O interior também preserva a essência dos valores fundamentais do nosso povo. Crescer no campo requer não apenas trabalho árduo, mas também uma firme crença no trabalho realizado. Poucas pessoas são tão convictas em seu ofício quanto o homem do campo. Essa certeza abriu o interior à inovação e está começando a reverter o êxodo rural. Hoje, o interior é uma escolha convicta e próspera.

No entanto, apesar de seu sucesso, o empreendedor do interior enfrenta desafios significativos. Dificuldades como restrições regulatórias, alta carga tributária e falta de investimento em infraestrutura e logística ainda persistem. Quem tem uma empresa no interior sabe bem do que estou falando. No entanto, a história nos mostra que o interior do Brasil está preparado para superar esses desafios e para receber as inovações tecnológicas que estão por vir.

Diante de guerras, crises energéticas e condições climáticas adversas ao redor do mundo, o empreendedorismo no interior brasileiro se apresenta como uma âncora que nos sustenta. Enquanto o lockdown afetou cidades no mundo todo, o campo não parou por um dia sequer. E é justamente por tudo isso que temos hoje a oportunidade de capitalizar sua posição na Faria Lima, investindo em projetos que aumentem ainda mais a produtividade e o alcance das riquezas geradas nessas regiões, criando um ciclo virtuoso de liquidez e abundância de capital.

Além disso, é fundamental reconhecer que o progresso no agronegócio brasileiro também está ancorado em práticas sustentáveis e inovações tecnológicas. Enquanto o alarmismo ambiental frequentemente ataca o setor, é imperativo destacar as práticas sustentáveis e as inovações que estão moldando um futuro mais equilibrado. 

O agronegócio pode ser uma força motriz do progresso, capaz de atender às necessidades crescentes da sociedade de maneira sustentável e responsável. O progresso não é finito e demanda a compreensão de que a existência de problemas atuais não anula as melhorias havidas ao longo dos anos.

O papel do Estado, nesse cenário, deve se limitar a intervenções pontuais que impulsionem o funcionamento de uma sociedade de livre mercado, sem interferir constantemente e obstando seu funcionamento natural. Quanto mais complexa a sociedade, mais necessária é a economia de livre mercado para descentralizar a tomada de decisão e permitir que atores interajam livremente.

A aplicação de tecnologias como drones para pulverização e agricultura de precisão oferece uma abordagem mais eficiente e direcionada, minimizando desperdícios e impactos ambientais adversos. Essas práticas não apenas atendem às demandas ambientais, mas também proporcionam oportunidades para otimização de custos e melhoria geral da eficiência na produção agrícola.

Por isso é que se pode afirmar que o mundo acredita na força do interior do Brasil, que está de portas abertas para abraçar o futuro com confiança e determinação, sem perder a essência que o torna único. O interior do Brasil não é apenas uma região de crescimento; é um símbolo de resiliência e inovação, pronto para liderar o caminho rumo a um futuro próspero e sustentável.

André Paris
Palestrante, Consultor em Governança e Inteligência Artificial, Privacidade de Dados e Compliance.