2011 se foi, e fica a pergunta, o que pode melhorar em termos de efetividade e eficiência no nosso querido Serviço Público brasileiro. Confesso que ando um pouco pessimista com o futuro da QUALIDADE E PRODUTIVIDADE e melhoria do ATENDIMENTO no setor público, e as primeiras experiências já neste janeiro de 2012 dão a confirmação às minhas suspeitas. Na prática continua a mesmice e mediocridade de sempre – a palavra mediocridade vem de uma outra chamada média, ou mais ou menos.

A qualidade no serviço público somente terá algum avanço quando os resultados positivos não dependerem apenas de funcionários públicos altamente dedicados. Será necessário mudar sistemas informatizados arcaicos, facilitar e abrir novos canais de comunicação com os órgãos que podem decidir e racionalizar procesos, capacitar os funcionários e promover auditorias constantes nos serviços de atendimento ao cidadão. É preciso entender que para o serviço público o CIDADÃO é um CLIENTE que paga pelos serviços na forma de impostos e taxas, mas continua sendo Cliente.

Nesta próxima semana terei que visitar um órgão público federal e o meu coração já começa a dar sinais de estresse e apreensão. Quando é que a Burocracia terá consciencia de Qualidade e foco no Cliente?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.