O SER HUMANO COMO BASE PARA A REVOLUÇÃO NO TRABALHO
Em reportagem extensa sobre a Revolução no Trabalho, a revista Época Negócios (49/2011) relata sobre quais serão as competências individuais e as práticas em gestão de pessoas para as próximas décadas. Vamos lá:

HABILIDADES PROFISSIONAIS DESEJADAS

. Capacidade perceptiva – capacidade de percepção do ambiente e como influenciar na sua melhoria e solução (antecipação) dos problemas.

. Agilidade de aprendizagem – atributo das pessoas com altíssima concentração, foco e interesse nas atividades e tarefas fundamentais para o negócio.

. Talento para criar relações de confiança – capacidade humana no entendimento e prática do trabalho em equipe com liderança flexível e confiável.

. Excelente capacidade analítica – desenvolver nas pessoas o raciocínio lógico, sistêmico e integral (Fumio Mashiyama – anos 80/CST/KSC).

. Bom relacionamento interpessoal – o relacionamento positivo e confiável como base para o desenvolvimento da motivação pessoal e da equipe.

MELHORES PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

. Hierarquia flexível – combinando estrutura organizacional com o trabalho criativo e inovador. Menos chefes e mais líderes transformadores.

. Equipes multidisciplinares – O exemplo dos famosos Círculos de Controle da Qualidade – CCQs, que combinam grupos heterogêneos, habilidades diversificadas e soluções criativas e úteis para a organização e para o mercado.

. Organização do trabalho por projeto – Idéia já formulada por J.M. Juran em seu JURAN – QUALITY MANAGEMENT HANDBOOK (Juran & F. Gryna). Os projetos dão a flexibilidade e aprendizado contínuo que a estrutura formal e rígida não permite com tanta eficiência.

. Descentralização da tomada de decisão – Lembrando a máxima do Planejamento Estratégico: “devemos levar a decisão mais próxima ao local da ação”.

. Terceirização maciça das atividades – lembrando que a terceirização tem que vista como uma atividade que é, e pode ser transferida para alguém que a faça com mais maestria e qualidade, e não como recurso para baratear a folha de pagamento.

Referência deste artigo: Thomas Malone, autor de O Futuro dos Empregos.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.