Construção Civil

Obras públicas lideraram criação de empregos na construção civil em 2022

Obras públicas lideraram criação de empregos na construção civil em 2022
Obras no Complexo viário de Carapina. Foto: Érika Santos

O setor da construção civil teve um saldo positivo de 5 mil postos de trabalho criados no Espírito Santo, em 2022. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a maior parte das contratações ocorreram nas obras realizadas pelo setor público.

Os números do Caged mostram que do saldo positivo de 5 mil postos de trabalho, 3.608 foram contratados para as obras de infraestrutura, que estão espalhados por diversos pontos do estado. Na sequência, 1.055 postos foram criados para a construção de edifícios e outros 337 são dos serviços especializados.

Leia também: ESG: o que é e como é aplicada na construção civil

Na Grande Vitória, dentre as obras públicas em andamento, destacam-se a expansão da Terceira Ponte e construção da Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha; a nova Rodovia das Paneleiras; e o complexo viário de Carapina.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da UVV, Dr. Pablo Lira, os números são positivos e apontam para um crescimento do setor da construção civil no Espírito Santo.

“A construção civil é o terceiro setor que mais gera emprego no estado, ficando atrás somente dos setores de serviços e comércio. Isso demonstra que, de fato, a construção civil está em plena expansão e crescimento no Espírito Santo”, afirma.

Das 52.205 contratações na construção civil em 2022, 15.465 ocorreram para a construção de edifícios, 19.391 para as obras de infraestrutura e 17.349 para os serviços especializados na construção.

Das demissões, o total foi de 47.205, sendo 14.410 para a construção de edifícios, 15.783 nas obras de infraestrutura e 17.012 nos serviços especializados.