O setor da construção civil teve um saldo positivo de 5 mil postos de trabalho criados no Espírito Santo, em 2022. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a maior parte das contratações ocorreram nas obras realizadas pelo setor público.
Os números do Caged mostram que do saldo positivo de 5 mil postos de trabalho, 3.608 foram contratados para as obras de infraestrutura, que estão espalhados por diversos pontos do estado. Na sequência, 1.055 postos foram criados para a construção de edifícios e outros 337 são dos serviços especializados.
Leia também: ESG: o que é e como é aplicada na construção civil
Na Grande Vitória, dentre as obras públicas em andamento, destacam-se a expansão da Terceira Ponte e construção da Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha; a nova Rodovia das Paneleiras; e o complexo viário de Carapina.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da UVV, Dr. Pablo Lira, os números são positivos e apontam para um crescimento do setor da construção civil no Espírito Santo.
“A construção civil é o terceiro setor que mais gera emprego no estado, ficando atrás somente dos setores de serviços e comércio. Isso demonstra que, de fato, a construção civil está em plena expansão e crescimento no Espírito Santo”, afirma.
Das 52.205 contratações na construção civil em 2022, 15.465 ocorreram para a construção de edifícios, 19.391 para as obras de infraestrutura e 17.349 para os serviços especializados na construção.
Das demissões, o total foi de 47.205, sendo 14.410 para a construção de edifícios, 15.783 nas obras de infraestrutura e 17.012 nos serviços especializados.