Aconteceu nessa ultima sexta feira, 22 de Fevereiro, um encontro na UFES com os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Computação e Ambiental, num total de 120 alunos. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo dos professores Herbert Barbosa Carneiro e William de Paula Schulz. Também prestigiaram o evento o Diretor do Centro Tecnológico o professor Geraldo Rossoni Sisquini e o Presidente do CREA-ES Helder Carnielli. Representando a FINDES/SINDIFER o palestrante, engenheiro e empresário Luiz Alberto Carvalho contando com a assessoria do gerente de inovação Iomar Cunha e do consultor do CEBICT, Getulio Apolinário Ferreira.

O foco da palestra foi a importância sinérgica da PARCERIA entre a UFES, Institutos de Pesquisa e o próprio governo com a Federação das Indústrias do ES – FINDES e suas organizações vinculadas, e também com as empresas capixabas.

CENÁRIOS

Luiz Alberto apresentou vários cenários obtidos a partir de pesquisas da CNI, IDEIES/FINDES, Banco Mundial e outras fontes importantes que nos mostram desafios interessantes para 2013 e anos seguintes.

CAUTELA

Os dados apresentados em relação ao desenvolvimento da indústria no Brasil e também no Espírito Santo sugerem cautela e também uma reação que passa pelo investimento em novas técnicas, em especial nas áreas de INOVAÇÃO como diferencial competitivo.

INOVAÇÃO

Pesquisa ECONOMIST/VEJA – Janeiro de 2013 nos mostra uma ampla visão da competitividade dos estados brasileiros em 8 grandes dimensões, entre elas a INOVAÇÃO.

O ES fica no geral em 8o. lugar no Ranking nacional, abaixo do DF e acima da BA. Na avaliação específica do ES, dos 8 grupos de indicadores o mais crítico é o da INOVAÇÃO.

NÃO ESTAMOS PARADOS

Em que pese todas as informações críticas sobre o nosso desempenho, tanto no nível estadual como também no conjunto brasileiro de indicadores públicos e do setor privado, o ES tem se esforçado para reverter uma posição histórica de aceitação das flutuações de mercado e do comportamento da economia. São várias iniciativas em andamento:

1. Parque Tecnológico

2. Ações FINDES – INOVA FINDES – Movimento para Inovar

3. Lei de Inovação

4. Recursos para apoiar a inovação via SECTTI – FAPES

5. Ações da TECVITÓRIA

6. Apoio do BANDES aos projetos Inovadores

7. Captação de recursos via projetos direcionados à várias instituições

8. Ações empresariais, como o caso da TECVIX

TECVIX

Foi apresentado um conjunto de projetos que a empresa com apoio de especialistas, FINDES e TECVITÓRIA, UFES e parceiros tecnológicos estão sendo desenvolvidos aqui no ES para atender exigências de alto nível tecnológico de grandes empresas. Ao final do evento, tivemos a manifestação positiva dos alunos, da coordenação pela UFES, do presidente do Crea ES e demais colaboradores no sentido do estreitamento das relações entre as entidades e potencialização das soluções conjuntas no nosso ES.

Em breve estaremos divulgando novas ações e uma programação mais detalhada dos próximos eventos no estado. Aguardem!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.