As 20 regras do sucesso de Jorge Paulo Lemann

Fonte: Revista Forbes e Marcio Juliboni de Exame.com

Recebemos essa indicação/contribuição do amigo Geraldo lá das bandas de Minas Gerais. A colaboração veio em boa hora e não podemos simplesmente republicá-la sem alguns comentários. Já conversamos aqui sobre os pontos vitais do sucesso de Abilio Diniz, os antológicos 14 pontos do Dr. Deming, o grande guru da gestão da qualidade, já falamos sobre as preciosas dicas de J.M. Juran, o pensamento de Peter Drucker, as dicas fundamentais de Jack Welch e agora nos brindam com as 20 regras do sucesso de Jorge Paulo Leman. Essas dicas tem tudo a ver com o seu sucesso empresarial que veio a tona num  estilo bem mineiro, ou seja, caladinho ele emerge como um dos homens mais ricos do Brasil, e todos nós ficamos espantados com a notícia.

Nosso comentário vai além e sugere um questionamento. As 20 regras do sucesso aqui replicadas são inéditas? Estariam contempladas nos melhores cursos de administração e finanças? Estariam referenciadas nos vários lançamentos de livros sobre gestão e resultados? Parece que as 20 regras já são nossas conhecidas de muitos anos, e assim sendo, o segredo vai para uma EFETIVA LIDERANÇA COM MÉTODO E MUITO TRABALHO. Ou não?

GAF2013 - _002Vamos então ao artigo:  “Enquanto o ex-bilionário Eike Batista perde seu status de celebridade global dos negócios, outro brasileiro começa a chamar, cada vez mais, a atenção de investidores e da mídia. Trata-se de Jorge Paulo Lemann, hoje o brasileiro mais bem-sucedido no panteão do capitalismo mundial, segundo a revista americana Forbes.

Apresentado como o “conquistador da América” pela Forbes, Lemann é lembrado pela sua capacidade de costurar grandes negócios e, depois, de torná-los muito lucrativos. A revista lembra a trajetória que o levou de fundador do Banco Garantia à criação da AB Inbev, maior cervejaria do mundo, e à compra do Burger King e da Heinz – esta última, em parceria com o megainvestidor Warren Buffett.

Lemann é, hoje, o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em 17,8 bilhões de dólares pela Forbes – o que o torna, também, o 33º na lista geral, que, neste ano, contou com quase 1.800 bilionários em dólar.

Baseada no livro Sonho Grande, de Cristiane Correa (ex-editora-executiva de EXAME), que conta a trajetória de Lemann e de seus inseparáveis sócios Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, a Forbes listou o que chamou de 20 regras do sucesso de Lemann.

Veja, a seguir, quais são elas, segundo a revista:

1. Boas pessoas, trabalhando como um time e com objetivos comuns, são o mais importante e diferenciador ativo de um negócio.

2. Encontrar, treinar e manter boas pessoas são um constante desafio para todos os shareholders.

3. Os ganhos das pessoas devem ser estimulados, reconhecidos e balanceados de acordo com os interesses gerais da companhia.

4. A avaliação das pessoas é um item essencial e construtivo para o negócio.

5. A principal função dos líderes de um negócio é escolher pessoas melhores que eles, para manter a companhia no caminho, mesmo sem os líderes.

6. A liderança é exercida por meio de ideias claras e pelo exemplo diários nos menores detalhes.

7. Debater é importante, mas tudo o que for considerado deve ter um responsável por ele, e, ao final, alguém precisa tomar uma decisão.

8. O senso comum é sempre melhor que as ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo.

9. Um bom negócio está sempre procurando crescer. Qualquer que seja o grau de sucesso, sempre há espaço para melhorar. Isso assegura a competitividade.

10. Sempre corte custos. Isso é algo que está sob seu controle e assegura sua sobrevivência.

11. Inovações que criem valor são úteis, mas copiar o que funciona bem (benchmark) é um caminho mais prático.

12. A educação e o aprimoramento das pessoas deve ser um esforço contínuo e incorporado à rotina de trabalho.

13. Apareça no noticiário apenas com resultados concretos.

14. Foco é o essencial.

15. Comunicação e transparência com informações-chaves ajudam a educar e a impulsionar todos na mesma direção e a criar vantagens competitivas.

16. Cuide de sua retaguarda.

17. Ser ético sempre é fundamental.

18. Demora muito para construir uma reputação, que pode acabar rapidamente.

19. Para chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris, você deve percorrê-lo, mas sempre por um caminho lucrativo.

20. Um grande, desafiador e compartilhado sonho é essencial, e ajuda todos a trabalhar na mesma direção.”

A lição ou dever de casa, está posta. O que podemos fazer no “pensar e agir”?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.