A palavra “Estratégia” vem do grego “Strategos” que significa “general”, ou seja, está vinculada ao que muitos historiadores e pesquisadores definiram como sendo uma tecnologia de combate na guerra. Nos tempos modernos as estratégias empresariais estão ligadas aos objetivos fundamentais da organização para enfrentar a guerra comercial, de sobrevivência, de crescimento ou de lideranças organizacionais.

“ESTRATÉGIA – É um processo para a descoberta e percepção das oportunidades futuras, a habilidade para energizar a organização e a capacidade de superar os concorrentes, sem correr grandes riscos.” – Hammel e Prahalad.

“O Planejamento Estratégico compreende a análise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar a estratégica entre dois extremos, para que se possa satisfazer do melhor modo possível os objetivos da empresa.” – Ansoff e Declerk.

“É a determinação de metas e objetivos de longo prazo de uma empresa, e a adoção das linhas de ação e aplicação dos recursos necessários para alcançar essas metas.” – Alfred Chandler.

“Numa corporação, o Planejamento Estratégico define o percurso dos negócios da organização, preconiza o tipo de arranjo econômico e humano necessário, e a natureza das contribuições não-econômicas pretendidas para os seus proprietários e demais grupos de interesse. Define, também, os negócios com os quais a companhia irá rivalizar, preferentemente na direção que focalize os recursos para conduzir competências distintas nas vantagens competitivas.” – Hax e Majluf.

A Receita e o Tratamento – conduzindo um Planejamento Estratégico na organização.

Aprenda a aplicar as metodologias (composta por diversas etapas) para a implementação do Planejamento Estratégico. Apesar de serem inúmeras, existem pontos comuns em quase todas elas. Simplificadamente as metodologias devem responder às seguintes perguntas:

Onde estivemos? Onde estamos? Onde queremos chegar? Quais são nossos pontos fortes e nossos pontos fracos? Quais são as oportunidades e ameaças do ambiente externo? Quais são os nossos indicadores que vão orientar a definição das diretrizes estratégicas? Quais são os valores que devemos preservar e aprimorar? Que nível de competitividade pretendemos alcançar?

É preciso “planejar o planejamento estratégico”. O desenvolvimento dos trabalhos na prática dependerá da disciplina e do tempo utilizados, devendo-se evitar que outros interesses e preocupações diárias interfiram no processo, competindo pela atenção dos gerentes e executivos.

É de suma importância familiarizar-se com os conceitos em torno do PE. Faça cartilhas, cartazes, informativos internos – físicos e eletrônicos, exercícios, etc., pois, assim, irá permitir a evolução e o aprofundamento progressivo do uso das metodologias que poderão ser buscadas de acordo com o interesse e conveniência das organizações.

Neste conjunto de sugestões (receitas) destacamos a importância da DISCIPLINA e CONTROLE, ou seja, de nada adianta definir e estudar o Planejamento Estratégico se não há AÇÃO e controle das atividades e projetos.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.