Post. 2018 - O Tempo Passa Rápido e de Repente... Eis que 2025 tocou a Campainha!

O ano, com muito trabalho e grandes obstáculos vai acabando e deixando no horizonte uma nuvem cinzenta de situações complicadas e perdas nas  várias áreas de atuação: Desempenho e produtividade em baixa, Ranking fraco da Educação, Grandes perdas ou desperdícios nas importantes áreas de produção, setor Saúde com fraco desempenho e Economia desarrumada e fora de controle, entre várias outras considerações focando produtividade e competitividade do nosso querido Brasil. Você pode perguntar: E agora? 2025 chegou e o que podemos fazer para não repetir erros já sabidamente conhecidos? Como podemos desapegar das rotinas que priorizam a acomodação, mesmice e destruição da capacidade de mudar e inovar? Como podemos reverter o pessimismo que se instalou em todos os segmentos, em especial o da produção seja no agronegócio, seja na indústria de serviços ou transformação?

Nossa proposta é P A R T I C I P A Ç Â O ! Não há como promover a revolução pela Qualidade, Inovação no sentido da busca da produtividade para chegarmos à COMPETITIVIDADE se não for pelo fato de que estamos creditando toda essa responsabilidade ao topo da pirâmide. Bem ao estilo Japonês que chocou positivamente o mundo a partir da década de 50, fechamos esta ideia de hoje com uma frase do amigo Fumio Mashiyama da então KSC japonesa – “Todos pensam portanto, todos podem participar, inovar e transformar”.  

Não basta exigir inovação, precisamos ser agentes da inovação pelo exemplo prático em nós e na nossa organização.  O que você tem feito neste sentido?  Vamos transformar 2025 em PLENO SUCESSO de liderança e resultados?

Além da UBQI, convidamos cada um dos leitores do Gestão e Resultados a uma visita ao site da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade – ABQwww.abqualidade.org.br  para desfrutar de conhecimentos fantásticos em Qualidade, Liderança, Inovação, Certificações e vários outros temas de grande impacto e importância para os empreendedores brasileiros.

Getulio Apolinário Ferreira
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.