Post. No. 2021 - Educação Continuada e Revigorada Considerando os Desafios 2025

O DESAFIO DA PRODUTIVIDADE REQUER PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS

Considerações da União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI – Veja a seguir os principais treinamentos que as empresas que buscam a Qualidade, inovação e Produtividade visando a Competitividade terão que realizar para seus colaboradores, em especial já neste ano de 2025.

As empresas que desejam se manter competitivas em um mercado em constante transformação precisam investir em treinamentos estratégicos para capacitar seus colaboradores. Abaixo estão os principais tipos de treinamentos que se destacam para esse objetivo:

  1. Treinamentos em Inovação e Criatividade
  • Objetivo: Estimular soluções criativas e promover uma cultura de inovação.
  • Conteúdo: Design thinking, brainstorming estratégico, metodologias ágeis, e criatividade aplicada aos negócios.
  1. Transformação Digital e Competências Tecnológicas
  • Objetivo: Preparar colaboradores para lidar com tecnologias emergentes e digitalizar processos.
  • Conteúdo:
    • Uso de ferramentas digitais (ERP, CRM, BI, etc.).
    • Noções de Inteligência Artificial e Machine Learning.
    • Automação de processos e Internet das Coisas (IoT).
    • Segurança cibernética.
  1. Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua
  • Objetivo: Assegurar padrões de qualidade e aumentar a eficiência operacional.
  • Conteúdo:
    • Fundamentos de ISO (ISO 9001, ISO 14001, etc.).
    • Lean Manufacturing, Total Quality Management e Six Sigma.
    • Controle Estatístico de Processos (CEP).
    • Projeto 5S
    • Ferramentas da Qualidade – 5W2h, Diagrama de árvore, Causa e Efeito (Ishikawa), Brainstorming, Análise Gráfica, Pareto, Exame de Correlação, histograma, entre outras
  1. Sustentabilidade e ESG
  • Objetivo: Tornar a empresa mais responsável ambiental e socialmente.
  • Conteúdo:
    • Práticas sustentáveis na operação.
    • Estratégias ESG (Environmental, Social, and Governance).
    • Gestão de resíduos e eficiência energética.
  1. Liderança e Gestão de Pessoas
  • Objetivo: Capacitar líderes para gerenciar equipes com eficiência e empatia.
  • Conteúdo:
    • Inteligência emocional e empatia.
    • Felicidade e motivação como base para a produtividade.
    • Feedback construtivo.
    • Liderança situacional e coaching.
  1. Experiência do Cliente e Atendimento ao Consumidor
  • Objetivo: Garantir uma experiência excepcional ao cliente. (Cliente Encantado).
  • Conteúdo:
    • Gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM). * – Ver nota em Informações Complementares.
    • Técnicas de resolução de conflitos e negociação.
    • Cultura centrada no cliente.
  1. Habilidades de Comunicação e Colaboração
  • Objetivo: Melhorar a interação e a produtividade das equipes.
  • Conteúdo:
    • Comunicação assertiva e não violenta.
    • Trabalho em equipe e resolução de problemas colaborativos.
    • Gestão de conflitos internos.
  1. Capacitação em Análise de Dados
  • Objetivo: Utilizar dados para decisões baseadas em evidências.
  • Conteúdo:
    • Fundamentos de Data Analytics.
    • Ferramentas como Power BI, Tableau e Excel avançado.
    • Indicadores-chave de desempenho (KPIs).
  1. Treinamentos em Diversidade e Inclusão
  • Objetivo: Criar um ambiente inclusivo e promover a igualdade.
  • Conteúdo:
    • Sensibilização sobre vieses inconscientes.
    • Benefícios da diversidade no ambiente corporativo.
    • Implementação de políticas inclusivas.
  1. Resiliência e Saúde Mental no Trabalho
  • Objetivo: Promover bem-estar e produtividade sustentável.
  • Conteúdo:
    • Gestão de estresse e técnicas de mindfulness.
    • Estratégias para equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
    • Apoio à saúde mental no ambiente corporativo.

Esses treinamentos são essenciais para preparar as equipes para os desafios atuais e futuros, permitindo que as empresas sejam mais adaptáveis, eficientes e inovadoras.

Para o estudo e implantação dos 10 pontos citados, conte conosco e com a expertise UBQI.

Getulio Apolinário Ferreira
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.