GAF2013 - _011Os 8 princípios dão o roteiro básico e fundamental para uma boa gestão empresarial. Qualquer possibilidade de diagnóstico e estabelecimento de planos de ação com base nos 8 princípios, por certo, irão determinar estratégias factíveis para a melhoria da organização.

De uma forma geral as organizações que querem ter resultados consistentes de produtividade e lucratividade reclamam da falta de um roteiro para a implementação de procedimentos e sistemas de controle que possam gerar estabilidade e crescimento. Com os 8 princípios e um coordenador aplicado e disciplinado os bons resultados não tardarão a aparecer na empresa.

De micro, pequena, média até a grande empresa (Vale também para as organizações públicas), a responsabilidade pelo projeto de melhoria deve variar, portanto, de acordo com o tamanho. Nas micro e pequenas empresas o próprio dono deve ser o guardião das atividades de melhoria de resultados. Nas médias e grandes empresas há necessidade de um técnico, de preferência com nível superior para coordenar todos os movimentos que devem ser ativados para a melhoria da produtividade.

O roteiro está posto, agora é o momento de implementar. Para maiores detalhes, estude a ISO 9001 e aja fortemente no sentido de se estabelecer um robusto sistema de gestão com foco em resultados.

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.