Reportagem do Estadão mostra o relacionamento delicado de duas grandes empresas estrangeiras com os consumidores chineses. Segundo reportagem, o O McDonald”s e Carrefour se desculparam aos consumidores da China após a televisão estatal acusar a rede de lanchonetes de vender produtos com validade maior que a apresentada na vitrine e a varejista francesa de rotular frangos de maneira irregular, informou o Wall Street Journal.

A reportagem da China Central Television (CCTV) não mostrou nenhuma evidência dos problemas com as operações chinesas de cada companhia, mas as desculpas rápidas do McDonald”s e Carrefour evidenciam as pressões que as empresas estrangeiras enfrentam na China, bem como o aumento das preocupações relacionadas à segurança dos alimentos no país.

A notícia dizia que uma filial do McDonald”s em Pequim vendeu asas de frango uma hora e 24 minutos depois de elas terem sido colocadas em uma bandeja aquecida, enquanto a loja estabelece um limite de 30 minutos. A reportagem disse ainda que os funcionários cozinharam e venderam carne que caiu no chão da lanchonete.

A rede de TV também afirmou que a loja do Carrefour na cidade chinesa de Zhengzhou, na província central de Henan, vendeu frango vencido e rotulou frango comum com sendo de uma variedade mais cara.

O McDonald”s disse em um comunicado que os incidentes foram eventos isolados causados por alguns empregados e “não são consistentes com o alto padrão da qualidade de alimentos da companhia”. O Carrefour se desculpou com os consumidores no microblog Sina Weibo, afirmando que melhorará o treinamento “para salvaguardar os interesses dos consumidores”. As informações são da Dow Jones. Clarissa Mangueira – Agencia Estado.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

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