Hoje nosso assunto é a famosa QUALIDADE. Tem muito gente por aí que embarca na onda de que qualidade saiu de moda nos meios empresariais da atualidade, e dizem, o negócio agora é outro. Discordo totamente. A qualidade sempre será importante para produtos e serviços em qualquer época.

Existem várias definições para a qualidade intrínseca ou para a Qualidade Total (sistêmica), mas todas convergem para o atendimento às especificações e ou expectativas dos clientes. Joseph M. Juran, dizia que Qualidade é adequação ao uso pelo cliente. Considerando-se, contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos (ABNT NBR ISO 9000:2005), sendo que características, segundo a mesma norma são propriedades diferenciadoras, podendo as características serem de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais.

O que devemos finalmente observar é que desprezar a qualidade e suas técnicas de controle é desprezar o mercado, portanto, se você não quer ver sua empresa perder clientes, saia de trás do muro é continue investindo pesado na qualidade tendo como efeito a lucratividade melhorando a cada dia.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.