A CRISE E O HOT DOG

A história que vou contar aqui já foi publicada no Blog em 2011, mas confesso, vou atender o amigo Gilson Bósio e republica-la. Gilson é um grande cara. Espirituoso, vivaz e antenado com as tendências e problemas da rotina e também de olho no futuro. Trabalhamos juntos na então Coimex – SEOC no final dos anos 90 – Grande companheiro.

Então vamos lá: Meados da década de 90 (não me lembro da data específica) eu estava em São Paulo em visita técnica a Volkswagen do Brasil, sendo recepcionado pelos grandes amigos Luiz Carlos Gianello e Márcio Migues. Naquele momento as atenções se voltavam para as questões da Qualidade Total, Círculos da Qualidade e demais técnicas, ditas na época, de origem japonesa.

Estando no centro da metrópole paulista me dirigi a uma copiadora para providenciar cópias de documentos e algumas apostilhas. Observei junto ao balcão da recepção um texto já meio amarelado falando sobre um tal de Hot Dog e a Crise. A leitura foi rápida e muito interessante pois encaixava-se perfeitamente a tudo que estávamos ouvindo e assistindo na mídia naquele momento.

A inflação dos anos 80, em especial no governo Sarney provocou grandes alternações na vida dos brasileiros. Os anos 90 começaram com instabilidade, e confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento “Caras Pintadas” e pedirem seu impeachment.
Em meio a tudo isto surgiu este belo texto escrito no final dos anos 50. Veja, e avalie sua aplicabilidade aos dias de hoje:

“Era uma vez um homem que vivia à beira de uma estrada, onde vendia cachorro-quente. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio. Tinha problemas de visão, por isso não lia jornais.

Mas ele vendia cachorro-quente.

Colocava cartazes na estrada, fazendo propaganda da qualidade de seu produto. Ficava na beira da estrada e oferecia o seu produto em alta voz, e o povo comprava.

Lentamente foi aumentando as vendas e cada vez mais aumentava a compra de salsicha e de pão. Comprou um fogão industrial para melhor atender os fregueses. O negócio prosperava: o homem conseguiu até mesmo enviar seu filho para estudar na capital.

Certo dia, o filho, já formado, retornou para cuidar do pai e viu que as coisas não mudavam naquele lugar. Em casa, chegou logo dizendo ao pai: Você não ouve rádio! Nem lê jornais! Há uma crise no mundo. A situação na Europa é terrível e a do Brasil ainda pior. Tudo está indo para o vinagre.

O pai logo pôs-se a refletir: “Meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e só pode estar com a razão.” Então resolveu reduzir as compras de salsicha e de pão. Tirou os cartazes de propaganda e já não anunciava tão alto seu cachorro-quente, abatido que estava pela notícia da crise. As vendas foram caindo, caindo, caindo…

Então o pai finalmente disse ao filho:
– Você estava certo, meu filho. Nós certamente estamos vivendo uma grande crise.”

MORAL DA HISTÓRIA: PARA PENSAR E AGIR!
Às vezes a determinação, esforço e vontade valem mais que o conhecimento

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.