Conversa com um empresário na semana que finda: “a situação está muito crítica, e os problemas estão pegando. Estou com problemas com fornecedores, o estoque está uma porcaria, e os clientes estão sumidos. Para completar estou com problema com funcionários – muitos estão faltando ao trabalho, e tem até mesmo alguns outros que foram para a concorrência. Nada podia ser tão complicado para a empresa, e para completar esta crise danada que assola o mundo e que está acabando com a minha vida”.

Resultado: o empresário falou, falou, falou e não disse absolutamente nada de concreto, ou seja, somente reclamações e lances emotivos do tipo “oh Deus, porque me castigas???” – também chamado (o sistema) de “embromation system”.

A conclusão da conversa veio pela pergunta, “onde estão os indicadores fundamentais da empresa para que possamos analisar desempenho e tendência?”. Indicadores… ? disse ele, não temos tempo para perder com estes controles enfadonhos… Temos que produzir e é tudo prá ontem…! Aliás, já estou atrasado para uma reunião no TRT. Conversa encerrada.

O grande problema tanto nas empresas como também no serviço público passa pela falta de um sistema gerencial de controle e acompanhamento de metas, desafios e projetos. Os grandes empresários de sucesso são unânimes em reconhecer que o controle e a gestão das variáveis fundamentais dos seus negócios é fator primordial para o atingimento do sucesso em suas organizações, e repetindo. QUEM NÃO CONSEGUE CONTROLAR, NÃO GERENCIA, e quem não gerencia fica na mão do destino.

Assuntos pertinentes a esse post: Gerenciamento de Indicadores, Balanced Scorecard – BSC, Metas, Desafios, Benchmarks, Gestão por Objetivos, Controle estatístico da Qualidade/Processo e Gestão Estratégica.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.