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Einstein já dizia que “o importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria justificativa racional para existir… Não perca nunca essa sacrossanta curiosidade” Albert Einstein.

Os Círculos de Controle de Qualidade da empresa VALE S.A. – sediados no Espírito Santo usam o método dos 5 Porquês para seus trabalhos de melhorias e inovação no ambiente da fábrica. Temos acompanhado esses trabalhos através dos encontros da União Brasileira para a Qualidade – UBQ-ES, onde os CCQ’s concorrem anualmente ao posto de melhor trabalho no estado.

Interessante observar como os grupos usam o método e de forma disciplinada vão questionando e chegando à raiz do problema para então determinar sua melhor solução e encaminhamentos. Os 5 Porquês pode ser chamado de técnica, ferramenta ou método – o nome não importa, mas sim os resultados organizados e criativos advindos da sua utilização.

O que é os “5 Porquês”?

Os “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema.

É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre relacionado a causa anterior, será determinada a causa raiz do problema ao invés da fonte de problemas.

Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia.

GAF 2014_001É uma ferramenta simples de resolução de problemas que foi desenvolvida por Taiichi Ohno, pai do Sistema de Produção Toyota e consiste em formular a pergunta “Por quê” cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz).  Nada impede, porém, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. O número 5 vem da observação de Ohno de que esse número costuma ser suficiente para se chegar a causa raiz.

Ele usa um conjunto específico de etapas, com instrumentos associados, para encontrar a causa primária do problema, de modo que você pode:

  • Determinar o que aconteceu.
  • Determinar por que isso aconteceu.
  • Descobrir o que fazer para reduzir a probabilidade de que isso vai acontecer novamente.

Por qual motivo são 5 porquês?

A razão é que geralmente quando indagados sobre o que causa um problema, o ser humano tende a culpar alguma coisa ao invés de raciocinar e realmente procurar a causa.

Geralmente se diz que:

No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raíz

Por quê utilizar os 5 porquês?

Ajuda você a identificar as causas do problema e mapear o conjunto das situações observadas.  Ajuda você a determinar a relação entre as diferentes causas de um problema.

É uma das ferramentas de análise mais simples, pois é fácil de concluir, sem análise estatística.

Fontes: CCQ’s da VALE S.A. – Vitória ES. Banco de dados da UBQ.ES e http://www.apostilasdaqualidade.com.br/os-5-porques-5-why-analise-da-causa-raiz/#ixzz3DNsks4Nd

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.